30 julho 2008

Fidel Castro: A educação em Cuba


O líder cubano Fidel Castro escreveu mais uma de suas reflexões, na qual destaca o sistema educacional da Ilha e lembra que "nenhum país desenvolvido possui neste campo nossos índices de escolaridade e as possibilidades educacionais de todos os cidadãos, apesar do bloqueio injusto e o roubo descarado de braços, músculos e cérebros que sofre Cuba".
"Os Estados Unidos e outros países ricos não podem sequer equiparar-se com o nosso. Têm, isso sim, muitos mais automóveis, gastam mais gasolina, consomem muitas mais drogas, compram mais quinquilharias e se beneficiam com o saque de nossos povos, como o fizeram durante séculos", acrescenta.

Leia abaixo a íntegra do texto, reproduzido da Agência Prensa Latina:


A EDUCAÇÃO EM CUBA


"Parece que o nosso país é o que mais tem problemas de educação no mundo. Todas as notícias que chegam divulgam informação sobre muitos e difíceis desafios: déficit de mais de 8.000 professores, grosserias e maus hábitos de estudantes, insuficiente preparação; problemas, enfim, de todo tipo.


Não acredito, em primeiro lugar, que estejamos tão mal. Nenhum país desenvolvido possui neste campo nossos índices de escolaridade e as possibilidades educacionais de todos os cidadãos, apesar do bloqueio injusto e o roubo descarado de braços, músculos e cérebros que sofre Cuba.


Os Estados Unidos e outros países ricos não podem sequer equiparar-se com o nosso. Têm, isso sim, muitos mais automóveis, gastam mais gasolina, consomem muitas mais drogas, compram mais quinquilharias e se beneficiam com o saque de nossos povos, como o fizeram durante séculos.


O imperialismo aspira a que as mulheres cubanas voltem a ser mercadorias, objetos de prazer e serventes dos ricos. Não perdoam a luta pela libertação dos povos. Sentem falta dos anos em que a entrada dos cubanos negros aos centros de diversão estava proibida. Muitos cidadãos careciam de emprego, segurança social e assistência médica.


Para Martí, a liberdade era cara, havia que pagá-la por seu preço ou resignar-se a viver sem ela. Esse é o dilema que devem se propor todos os cubanos a cada dia.


Quanto há de verdadeiro nas esperanças de nossos inimigos? Só em nós mesmos está a resposta. Ou é que na educação podemos igualmente nos perguntar se utiliza-se o método burocrático de dar ciência sem consciência? Não acho que tenhamos regredido tanto. De todas as formas, é indispensável que cada um se faça a pergunta para evitar que se cuspa sobre nossa dignidade. Não esperemos perdão de nossos inimigos.


Há dezenas de milhares de pessoas que pensam, falam, atuam e tomam decisões. Nas mãos de todas elas estão as medidas que se adotam a cada dia.


Prestemos atenção aos nossos inimigos e façamos todo o contrário do que esperam de nós para seguir sendo o que somos.


Apela-se às nossas consciências. A Revolução exige de todos nós, com razão, trabalhar mais, isto é, trabalhar! Resistimos 50 anos. As novas gerações estão muito melhor preparadas; temos direito a esperar delas bem mais. Não nos desalentemos com as notícias dos inimigos, que tergiversam o sentido de nossas palavras e apresentam nossas autocríticas como tragédias. O manancial da ética revolucionária é inesgotável!"

Fidel Castro Ruz
19 de Julho de 2008




20 julho 2008

Plataforma Eleitoral para a Juventude de Blumenau

União da Juventude Socialista de Blumenau
Plataforma Eleitoral da Juventude para Blumenau
Por uma Blumenau mais Humana

Blumenau, como todos os outros municípios de nosso Brasil, passa por mais uma disputa política neste ano, as eleições municipais. A União da Juventude Socialista de Blumenau vê um processo de debates e luta política entre o campo progressista, que deseja mudanças mais profundas em nosso país, e o campo conservador, que pretende acumular forças com o objetivo de voltar ao governo federal em 2010.
Devemos aproveitar esse período de efervescência e abertura às discussões sobre o futuro da nossa cidade para levantar propostas claras e objetivas que atendam aos interesses da maioria da juventude, pois nós somos os mais afetados pelos problemas da nossa sociedade.
A UJS deve apoiar as candidaturas comprometidas em mudar definitivamente a cara de Blumenau, as candidaturas do Partido Comunista do Brasil – PCdoB.
As principais defesas das nossas candidaturas são as cinco reformas: tributária, urbana, educacional, agrária e política; e a democratização dos meios de comunicação.
Esporte, cultura e lazer, pontos tão importantes para nossa juventude hoje, encontram-se priorizadas no Centro da cidade de Blumenau e inacessível financeiramente para nossas crianças e adolescentes.
Fica aqui o convite então para que você venha construir conosco as candidaturas que se comprometem com a nossa cidade, com a nossa sociedade, com o nosso Brasil e principalmente, com a nossa juventude. Dentro da UJS você contribui com o debate e auxilia na construção de um mundo mais justo, igual e soberano.
Se o presente é de luta, o futuro nos pertence!

Em 2008, a juventude quer muito mais!

Como instrumento de agitação, mas também como fator decisivo para o apoio da UJS às candidaturas majoritárias e de vereadores, a nossa organização vem a público nessas eleições propor:

Queremos educação de verdade – pública, gratuita e de qualidade!

Por uma Universidade pública, gratuita e de qualidade para a promoção da democratização do ensino no Vale do Itajaí, desenvolvendo a nossa região e influenciando nos investimentos de educação básica da nossa cidade. Queremos a FURB FEDERAL!

Pela Implantação de Centros de Referência da Juventude (CRJ) na rede de ensino municipal. Os CRJ devem abrir espaço para a participação das organizações juvenis e entidades locais na sua gestão, propondo às escolas a descentralização do acesso à inclusão digital e áudio-visual, sendo um espaço de cultura, lazer, esporte, ciências e de aprendizado profissionalizante para os jovens nos seus bairros.

Queremos o passe livre estudantil já!

Para derrotarmos a evasão escolar e garantirmos para a juventude a mobilidade urbana, tendo acesso a educação, cultura, esporte e lazer, dizemos SIM ao PASSE LIVRE sem exclusão social. É possível como acontece hoje em outros municípios do nosso Brasil, em Jacareí em São Paulo, na cidade de Maringá no Paraná, em Cuiabá no Mato Grosso, entre outros.

Queremos Emprego para a Juventude!

Que os órgãos públicos municipais promovam um verdadeiro programa de estágio para estudantes, voltado para o aperfeiçoamento da nossa formação educacional e que não trate o estagiário como mão de obra barata. Lutamos pela efetivação da Lei do Estágio!

Queremos Saúde para a Juventude!

Programas de tratamento especializado e acompanhamento de problemas de saúde que incidem especialmente entre os jovens e adolescentes nas Unidades Básicas de Saúde de Blumenau. Ampliação do Programa Saúde da Família com ênfase na atenção à saúde psicológica e assistência social.

Queremos Cultura, Esporte e Lazer para a Juventude!

ESPORTE

As prefeituras devem ampliar e reestruturar os espaços e equipamentos para a prática do esporte, além de criarem seus próprios programas de incentivo ao esporte, nos moldes dos programas “Mais Esporte” e “Segundo Tempo”, já desenvolvidos pelo Ministério do Esporte. Implementação destes programas desenvolvidos pelo Ministério em âmbito municipal.

CULTURA
Criação e/ou ampliação do Fundo Municipal de Cultura. Implementação de programas como o “Cultura Viva – pontos de cultura” em âmbito municipal. Maior investimento na Fundação Municipal de Blumenau, e no Teatro Carlos Gomes, promovendo acessibilidade aos estudantes.
Aproveitamento dos espaços e prédios públicos ociosos para a ampliação de espaços públicos culturais, como por exemplo, a “Prainha” na nossa cidade. Criação de zonas livres especiais para a preservação e promoção da vida cultural e de lazer noturna da juventude.

A cidade que eu quero sou eu também quem constrói
Juventude e Participação

Criação ou aperfeiçoamento dos Conselhos Municipais da Juventude. Realização de Conferências Municipais de Juventude periódicas e que estas sejam capazes de ampliar a participação e o poder de decisão da juventude na elaboração e efetivação das PPJs. Revitalização e fortalecimento da Assessoria de Juventude de Blumenau.

15 julho 2008

BEM VINDOS!!!

Sejam Bem-Vindos ao Blog da UJS de Blumenau!

A União da Juventude Socialista (UJS) é uma juventude revolucionária que traz a vontade e a força para mudarmos o nosso país, buscando justiça e soberania nacional. A UJS está presente nas escolas, bairros, comunidades, periferia, praças, Universidade, em todo lugar... Militando no movimento estudantil, comunitário, GLBTT, jovens trabalhadores, cientistas, hip hop, cultura, jovens mulheres, dentre outras tantas frentes... Se você é jovem e treme de indignação com as injustiças do mundo: AQUI É O SEU LUGAR!!!

Como está escrito no Manifesto da UJS do último Congresso da entidade em junho de 2008 em São Paulo:
"É para construir essa vida nova que te convidamos. A solidão não cabe para nós, pois vivemos
a luta deste tempo - cruel sim, mas também desafiador. Juntos escreveremos a história desse
novo Brasil que desejamos.
Aqui, na União da Juventude Socialista, vão se encontrar as bandeiras vermelhas, verde-amarelas e os nossos anseios, nossa rebeldia, nossa solidariedade e a luta diária pelo
socialismo. Não nascemos para o silêncio, nascemos para cantar e viver outra vida, melhor e
mais justa. Assim será a república de trabalhadores que ajudaremos a construir. Nela estarão
'os meninos e o povo no poder...'. Nela estará hasteada bem alta a bandeira do socialismo e,
nas faces, estampada a nossa alegria.
"

Utilizaremos este meio de comunicação para melhor nos formarmos e informarmos.
Procuraremos trazer textos de acontecimentos nacionais, estaduais e municipais, dentre documentos da UJS Nacional, de Congressos Estudantis ou de Movimentos Sociais em geral.

Este espaço também é seu!!! Escreva comentários e nos envie e-mails. Você já faz parte desta construção!!!

Para mudar Blumenau e para mudar o Brasil, FILIE-SE na UNIÃO da JUVENTUDE SOCIALISTA!!!