25 fevereiro 2009


Sexta-feira, 20 de Fevereiro de 2009

Faz quase um ano que o jornalista Paulo Henrique Amorim desafia a Folha de S.Paulo a “tirar os cães de guarda do armário e confessar que foi ‘Cão de Guarda’ do regime militar” brasileiro. A julgar pelos fatos da semana, pode-se dizer o jornal da família Frias nunca esteve tão próximo da confissão.
A nostalgia da Folha começou a se evidenciar num editorial de 425 palavras sobre o presidente venezuelano, Hugo Chávez. O texto, publicado na última terça-feira (17), chega a comparar a Revolução Bolivariana na Venezuela e a ditadura brasileira.Diz o jornal: “Em dez anos de poder, Hugo Chávez submeteu, pouco a pouco, o Legislativo e o Judiciário aos desígnios da Presidência. Fechou o círculo de mando ao impor-se à PDVSA, a gigante estatal do petróleo”.Em meio a essas teorizações enviesadas, o editorial não esconde a opinião da Folha e sua larga simpatia pelo regime militar brasileiro: “As chamadas ‘ditabrandas’ — caso do Brasil entre 1964 e 1985 — partiam de uma ruptura institucional e depois preservavam ou instituíam formas controladas de disputa política e acesso à Justiça”. É muito curioso que a Folha destaque tais “formas controladas de disputa política” justamente em contraste com Chávez — o único presidente do mundo que chamou seu povo às urnas nada menos que 15 vezes nos últimos dez anos, em eleições, referendos e plebiscitos.

Fonte: Portal Vermelho
-

A vida humana está associada a fenômenos astronômicos e a ciclos naturais, tais como o ano e o dia que permitiram a elaboração dos calendários civis e religiosos, onde as grandes festas universais, como a Páscoa, o Natal etc., constituem lembranças astronômicas de grande importância histórica e econômica para a época em que foram instituídas.

Muitas dessas tradições de origem pagã foram absorvidas pelas religiões atuais do mundo ocidental. A grande maioria dos foliões do nosso carnaval, ao se divertir, não sabe que estará inconscientemente fazendo apelo a uma reminiscência astronômica de origem solar.De fato, na Antigüidade a importância dos astros era enorme na vida econômica e social.

20 fevereiro 2009

Universitários cariocas cobram promessa do prefeito Eduardo Paes Os universitários cariocas querem concretizar a implantação da meia passagem para estudantes tanto da rede pública quanto da privada, uma das promessas do prefeito Eduardo Paes, que assinou inclusive um documento de compromisso durante a campanha.

Segundo o presidente da União Estadual dos Estudantes (UEE), Daniel Iliescu, só com mobilização irão conseguir o benefício. "Até agora só conseguimos conversar com a assessoria do prefeito que disse apenas que está estudando como pode ser realizada esta promessa, pois teria que estudar uma forma econômica e tecnicamente possível, mas não deu nenhum prazo", criticou Iliescu que explicou que a própria UEE já tem um documento pronto com estudos sobre formas para implementar a meia passagem feito para ajudar a administração municipal.



-
UJS FAZ CULTURA: GRUPO DE SAMBA COMPOSTO POR MILITANTES FAZ SUCESSO EM MG

Sambistas e socialistasA capital mineira é berço de vários grupos de samba. Porém no ano passado, Belo Horizonte, se tornou berço de um Grupo de samba de raiz que conta com a presença de militantes da UJS, são eles: Rubem Ramos, Luis Moraes, Gabriel Siqueira e Eric Maciel. O Grupo Patuá surgiu de um grupo de amigos amantes do samba que se encontravam sempre para fazer um som. Com o passar do tempo, entre apresentações em festas de amigos e em pequenos estabelecimentos, a banda formada por Amon Kurunga, Francisco Leão, Luisinho Capadócio, Thiago Balbino, Gabriel Kurunga e Rubem Kurunga iniciou a caminhada profissional rumo ao objetivo de resgatar culturalmente o samba de raiz.

18 fevereiro 2009

A Direção executiva provisória da UJS, reuniu-se neste domingo em Florianópolis, para discutir os desafios da UJS em 2009
A Direção executiva provisória da UJS, reuniu-se neste domingo em Florianópolis, para discutir os desafios da UJS em 2009 em Santa Catarina, a questão da organização pelo estado, as atuações das frentes e os novos desafios que vão surgir. Fico definido a diretoria executiva, e ficando Tiago Andrino como o presidente da UJS Santa Catarina como já eleito no último congresso em 2008.

A Reuião foi muito produtiva principalmente no que tange as dicussões da linha política que a UJS via dar em 2009. Esteve participando 20 diretores da UJS quase o total dos 25 que fico do ultimo congresso, todos salientaram a importancai da UJS estar a frente das lutas,estar organizada em inumeras cidades para buscar construir o socialismo com a nossa cara como a UJS acredita.
Estiveram presentes 12 Cidades do estado Florianópolis, Criciuma, Chapecó, São Bento do Sul, Brusque, Itajai, Laguna, Tubarão, Rio do Sul, Joinville, Balneario e Gaspar. Foi discutido os desafios que a UJS Santa Catarina tem em 2009.

Esteve presente na reunião o secretário nacional de organização da UJS Ossi Ferreira.

Projeto que reduz maioridade penal poderá ser votado no senado em 2009
Volta e meia é reaberto o debate sobre a maioridade penal, via de regra sob a ótica conservadora que pretende diminuir a idade mínima dos atuais 18 anos. No ano de 2009, essa pauta deve ressurgir pelas mãos do senador Demóstenes Torres (DEM-GO), que tem substituivo sobre o tema pronto para ir ao plenário.A proposta do senador torna penalmente responsáveis os jovens entre 16 e 18 anos que tenham consciência ou "plena capacidade" de entendimento sobre o ato ilícito cometido. No caso, se condenado, o jovem ficaria recluso em local

UJS/SP prepara encontro estadual para discutir os desafios de 2009

Logotipo do EncontroPreparem suas barracas e colchonetes! De 5 a 8 de março, na cidade de Itu, a UJS SP vai realizar um Encontro Estadual com o objetivo planejar as atividades desse ano intenso.As frentes estão a todo vapor mobilizando suas tropas. O tempo é curto e a demanda é grande. Por isso, conectar todas as energias e ligar as atividades no 220w para o êxito do Encontro é a tarefa do momento.

leia mais www.ujs.org.br


Preparem suas barracas e colchonetes! De 5 a 8 de março, na cidade de Itu, a UJS SP vai realizar um Encontro Estadual com o objetivo planejar as atividades desse ano intenso.
As frentes estão a todo vapor mobilizando suas tropas. O tempo é curto e a demanda é grande, conectar todas as energias e ligar as atividades no 220w para o êxito do Encontro é a tarefa do momento.
O 14º Congresso Nacional da UJS colocou no centro das orientações nossa perspectiva em torno da disputa política em 2010.
-
Plenária define os rumos da UJS em Fortaleza

Terça-feira, 17 de Fevereiro de 2009
Em plenária municipal, realizada na tarde do último sábado (14), a UJS de Fortaleza definiu os rumos de sua política para o 1º semestre de 2009, com destaque para o Congresso da UNE, principal atividade deste período, previsto para julho.
Além do CONUNE, constaram na pauta a recomposição da Direção Municipal e o movimento estudantil secundarista.Um grande debate sobre a atualidade deu início a plenária. Entre os principais assuntos foi ressaltada a crise mundial e a resistência na América Latina. Na consideração dos participantes, esses dois fatores são fundamentais para contribuir com o avanço das forças revolucionárias em todo mundo.
17 de fevereiro de 2009

Reitoria do Centro Universitário de Brusque (SC) fecha as portas de DCE

Estudantes, impedidos de entrar em sua sede, protestam contra a falta de democracia na instituição
Na manhã de 6 de fevereiro, estudantes do Centro Universitário de Brusque (Unifebe), em Santa Catarina, foram surpreendidos por uma decisão da reitoria. Um segurança impedia a entrada de alunos na sede do Diretório Central dos Estudantes (DCE).
Segundo o presidente do DCE, Danilo Visconti, o local havia sido retomado pela gestão eleita da entidade, após uma dupla de estudantes que não formavam a gestão ter se apossado do espaço, no dia anterior. "Chegando lá, encontramos os dois indivíduos "tocando" o diretório, sem possuir nenhuma documentação legal para tal fim, apenas a "autorização" da gestão administrativa da Unifebe".

Danilo informou ainda que, no mesmo dia, os estudantes chegaram a um consenso e que os referidos acadêmicos invasores deixariam a sala do DCE e entregariam as chaves para a diretoria legalmente eleita.

"Mas no momento de nos devolverem as chaves do DCE, os estudantes que haviam invadido o local fugiram correndo. Amparados pela reitoria, eles passaram
pela grade que separa o DCE, e logo após, o segurança e o funcionário da instituição trancaram todos os demais acadêmicos no recinto. Antes mesmo de a grade ser fechada pelos funcionários, os acadêmicos pressionaram-na e um estudante conseguiu uma brecha entre as grades, e ao tentar deslocar-se para o lado de fora, foi atingindo de forma violenta na boca".

A Policia Militar foi acionada em seguida e orientou a todos que não registrassem o Boletim de Ocorrência no local, e sim, que se encaminhassem até a Delegacia de Policia Civil.
Danilo Visconti informou que a gestão da entidade "DCE PARA TODOS! Saudações a quem tem coragem" buscará amparo no Poder Judiciário para combater o que classificou como "mais um ato antidemocrático na Unifebe".Da RedaçãoCom blog Imprensa UCE



17 de fevereiro de 2009

Reitoria do Centro Universitário de Brusque (SC) fecha as portas de DCE


Estudantes, impedidos de entrar em sua sede, protestam contra a falta de democracia na instituição
Na manhã de 6 de fevereiro, estudantes do Centro Universitário de Brusque (Unifebe), em Santa Catarina, foram surpreendidos por uma decisão da reitoria. Um segurança impedia a entrada de alunos na sede do Diretório Central dos Estudantes (DCE).


Segundo o presidente do DCE, Danilo Visconti, o local havia sido retomado pela gestão eleita da entidade, após uma dupla de estudantes que não formavam a gestão ter se apossado do espaço, no dia anterior. "Chegando lá, encontramos os dois indivíduos "tocando" o diretório, sem possuir nenhuma documentação legal para tal fim, apenas a "autorização" da gestão administrativa da Unifebe".


Danilo informou ainda que, no mesmo dia, os estudantes chegaram a um consenso e que os referidos acadêmicos invasores deixariam a sala do DCE e entregariam as chaves para a diretoria legalmente eleita.
"Mas no momento de nos devolverem as chaves do DCE, os estudantes que haviam invadido o local fugiram correndo. Amparados pela reitoria, eles passaram pela grade que separa o DCE, e logo após, o segurança e o funcionário da instituição trancaram todos os demais acadêmicos no recinto. Antes mesmo de a grade ser fechada pelos funcionários, os acadêmicos pressionaram-na e um estudante conseguiu uma brecha entre as grades, e ao tentar deslocar-se para o lado de fora, foi atingindo de forma violenta na boca".


A Policia Militar foi acionada em seguida e orientou a todos que não registrassem o Boletim de Ocorrência no local, e sim, que se encaminhassem até a Delegacia de Policia Civil.
Danilo Visconti informou que a gestão da entidade "DCE PARA TODOS! Saudações a quem tem coragem" buscará amparo no Poder Judiciário para combater o que classificou como "mais um ato antidemocrático na Unifebe".


Da RedaçãoCom blog Imprensa UCE
Estudantes da UNIESP protestam contra formação de turmas mistas



17 de fevereiro de 2009

Em reunião da executiva, a UNE convoca o 57º CONEG

O evento deve acontecer de 20 a 22 de março deste ano

No último domingo (15), às 10 horas, a executiva da UNE se reuniu na sede da entidade em São Paulo para avaliar ações para o próximo semestre. Durante a reunião foi convocado o 57º Conselho Nacional de Entidades Gerais (CONEG), que deve acontecer entre os dias 20 a 22 de março deste ano, o local definitivo será definido pela executiva da UNE até o dia 07 de março.
O CONEG é a instância deliberativa da UNE, onde têm direito a voz e voto as entidades representativas de Instituições de Ensino Superior (IES) de todos os Estados e do Distrito Federal (DCEs, UEEs e entidades municipais) e também, das Executivas e Federações Nacionais de Curso, devidamente credenciadas.

Para se credenciar como delegado/a, o/a representante da Entidade Geral deverá apresentar no dia e local de recolhimento do Credenciamento: Ata oficial, fornecida pela UNE, para indicação do/a delegado/a e seu/sua suplente, com o quorum mínimo de 50% (cinqüenta por cento) mais 1 (um) dos/as diretores da Entidade que constarem registrados/as na Ata de Posse. Caso tenha havido substituição de membros da diretoria da entidade, será necessário apresentar a Ata de Alteração da Diretoria e o Estatuto da Entidade.

Além de uma cópia da ata de eleição e da ata de posse da diretoria da Entidade Geral, com prazo de mandato em dia. Para entidades que não comprovarem o tempo de duração do mandato, será considerado o prazo máximo de um ano a contar da data da posse da atual gestão e uma cópia do comprovante de matrícula 2009/1 do/a delegado/a e suplente.

Durante a reunião também foi convocada a jornada de lutas, a data ainda será definida.

Da Redação

17 fevereiro 2009

Vitória do sim: o povo tem razão
Estava em Belém para o Fórum Social Mundial, agora em janeiro. Em determinada ocasião, disse um motorista de táxi sobre as reeleições: “o problema não é o cara continuar no poder, é ele continuar no poder sem o povo querer. Se o povo quer, está tudo bem”. O taxista não se referia a Hugo Chávez, mas a frase pode responder àqueles que adoram chamar de ditador o campeão em eleições.

15 fevereiro 2009

Diretoria estadual da UJS Santa Catarina realiza reunião em Florianópolis para discutir os desafios de 2009


A direção executiva provisória da UJS vem por meio deste, convocar todos os diretores da UJS - SC eleitos no último congresso da referida.Cumpre salientar a importância da presença de cada diretor, para se discutir os desafios que a UJS Santa Catarina tem no ano de 2009.Vai estar presente na reunião o secretário nacional de organização da UJS Ossi Ferreira.A reunião se dara em FLORIANÓPOLIS / SC, no Sintespe, com inicio as 09h e término as 18h, com a seguinte pauta:1. Os desafios deste novo momento;2. A organização/ atuação da UJS frente á estes novos desafios.

União da Juventude Socialista/ SC

14 fevereiro 2009

12/02/2009
General Motors tem plano de demissão para 62 mil trabalhadores nos EUA

Dois dias depois de anunciar a demissão de 10 mil operários em todo o mundo, a General Motors ofereceu um plano de demissão voluntária para 62 mil trabalhadores sindicalizados nos Estados Unidos. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (12) pelo porta-voz da montadora Tom Wilkinson.

O plano será oferecido aos funcionários filiados ao sindicato norte-americano do automóvel (UAW). Os acordos salariais destes trabalhadores foram definidos há alguns anos e são considerados pela GM muitos altos. De acordo como Wilkinson, a GM ainda não tem uma estimativa precisa de quantos destes 62 mil funcionários vão aceitar o plano. Ainda segundo o porta-voz, 22 mil trabalhadores deste total têm direito a uma aposentadoria.

leia mais http://portalctb.org.br/site/
UJS/Pernambuco realiza curso de formação e grande plenária estadual
O Curso Estadual de Formação da UJS Pernambuco teve fim no último domingo, 8, com uma plenária que aprovou as principais metas para a organização no próximo período. Ao longo de quatro dias, militantes de 15 cidades do estado tiveram a oportunidade de aprender e aprofundar suas noções sobre o socialismo e sobre o país.
A abertura da plenária foi feita por Luciana Santos, ex-prefeita de Olinda, que falou um pouco sobre a crise financeira vivida hoje no mundo. O resto do dia foi de intensa discussão sobre os rumos da UJS Pernambuco para o próximo período, que inclui importantes momentos no movimento estudantil e no movimento de gênero, além de resoluções imprescindíveis sobre as pastas de formação, finanças, comunicação e organização da entidade.

leia mais www.ujs.org.br
UJS repudia ataque de neonazistas suiços à brasileira
Qui, 12/02/09 11h41

Na última segunda feira, a brasileira Paula Oliveira foi espancada e mutilada por golpes de estilete, na cidade de Dubendorf, próxima a Zurique, na Suíça. Paula estava grávida de gêmeos e, em consequência da brutalidade, perdeu os bebês.

A suspeita sobre os covardes ataques recai sobre três homens que seriam neonazistas e teriam como motivação o sentimento xenofóbico do grupo.

leia mais www.ujs.org.br


CONEB da UNE fortaleceu a unidade do movimento estudantil


O 12º Conselho Nacional de Entidades de Base (CONEB) da UNE, que reuniu, em Salvador, 1400 Centros Acadêmicos e Diretórios Acadêmicos, foi uma demonstração da vitalidade do movimento estudantil e da crescente importância da União Nacional dos Estudantes nos debates educacional e político do país.

Esse evento também provou que a pluralidade de opiniões e o debate democrático fortalecem o movimento, revitalizam sua pauta política e contribuem muito para a construção da unidade. Prova disso foi a divulgação do manifesto "Mudar a política, tranformar a universidade, fortalecer o Brasil", feito a muitas mãos, assinado por um amplo leque de correntes políticas, que apontou para a coesão movimento como a principal arma no enfrentamento dos setores conservadores e para a conquista da Reforma Universitária dos estudantes.

leia mais www.ujs.org.br
UJS/Piauí realiza sua primeira plenária de 2009

No último dia 06 de fevereiro, às 15h, no Ponto de Cultura “Nos Trilhos do Teatro”, a UJS/Piauí realizou a sua primeira plenária de 2009 com o objetivo de dar o pontapé inicial das atividades no ano.
A UJS mobilizou todas as suas frentes (estudantes, trabalhadores, hip hop, artistas, etc.) com intuito de se organizar para as grandes jornadas que acontecerão, como o CONEG e o Congresso da UNE, o Congresso da UMES - Teresina e Congresso da UBES, além de avaliar a participação no Coneb e Bienal da UNE e no Fórum Social Mundial.
Um dos grandes desafios apresentados foi a luta contra o aumento abusivo da passagem de ônibus que surpreendeu toda a sociedade teresinense. A UJS, juntamente com DCE da UFPI e outras entidades, vem travando essa batalha e já teve a primeira vitória - uma audiência pública que será realizada no dia 16 de fevereiro, às 15h, na Câmara Municipal de Teresina.

Leia mais www.ujs.org.br

12 fevereiro 2009

ACM Neto, herdeiro do "Malvadeza", é eleito corregedor da Câmara

Qui, 12/02/09 10h21

ACM Neto: a nova velha face da oligarquiaO deputado ACM Neto, que disputou como candidato único, foi eleito, nesta quarta-feira, para o posto de corregedor da Câmara dos Deputados ao obter 404 votos contra 67 votos em branco.
O parlamentar baiano foi lançado pelo DEM, após a renúncia de outro deputado do partido, Edmar Moreira, sob o qual pesam acusações de lesar o fisco e foi revelada a propriedade de um suntuoso castelo de 36 suítes, no sul de Minas Gerais.
leia mais www.ujs.org.br
UJS repudia ataque de neonazistas suiços à brasileira

Qui, 12/02/09 11h41

Na última segunda feira, a brasileira Paula Oliveira foi espancada e multilada por golpes de estilete, na cidade de Dubendorf, próxima a Zurique, na Suíça. Paula estava grávida de gêmeos e, em consequência da brutalidade, perdeu os bebês.A suspeita sobre os covardes ataques recai sobre três homens que seriam neonazistas e teriam como motivação o sentimento xenofóbico do grupo.

leia mais www.ujs.org.br
Trabalhadores das empresas do transporte coletivo de Blumenau estão em Greve

A greve paralisa 100% das 97 linhas de ônibus na manhã desta quarta-feira em Blumenau. Os veículos, que entram em operação a partir das 4h, não saíram das garagens das empresas. A paralisação dos funcionários do transporte é motivada por negociações salariais.
O reajuste da categoria esta em negociação há pelo menos cinco meses, as empresas estão intranzigentes com o Sindicato.
Os motoristas e conbradores também comentaram que não concordam com a proposta de reajuste de 12% no transporte coletivo pois argumentam que é o dobro da Inflação e comentam que esse reajuste é falta de respeito com a papulação de Blumenau.
Vamos protestar contra o reajuste e reivindicar nossos direitos.


UJS Blumenau
Estudantes de medicina da UNISA se reúnem com MEC nesta quinta (12)