30 abril 2009

Central de Trabalhadores de Cuba pedirá fim do bloqueio


A Central de Trabalhadores de Cuba (CTC) anunciou que pedirá amanhã aos Estados Unidos o fim do embargo econômico ao país, durante a comemoração do Dia Internacional do Trabalho, dedicado ao 50º aniversário da Revolução Cubana, que levou Fidel Castro ao poder da ilha.

"Pediremos mais uma vez, energicamente, ao governo dos Estados Unidos a eliminação do bloqueio econômico contra nosso país, que é criminoso, genocida e não tem motivo algum para perdurar", informou a CTC.

O presidente cubano, Raúl Castro, afirmou, na quarta-feira, que seu país "não tem que fazer gestos" de boa vontade para iniciar o diálogo com Washington, já que "o bloqueio (econômico) ficou intacto", após a decisão do presidente Barack Obama de eliminar as restrições a viagens e envio de remessas à ilha.

Para o mandatário cubano, essas medidas "apesar de positivas, têm um alcance mínimo". Durante os festejos de amanhã, também será pedida a liberdade dos cinco agentes cubanos que foram condenados nos Estados Unidos por espionagem, em 2001.

A central operária também irá comemorar seus 70 anos de existência. "Nós nos sentimos orgulhosos de poder mostrar que nossos trabalhadores e suas famílias têm educação e saúde gratuitas com qualidade, empregos dignos e seguridade social, conquistas que muitas pessoas no mundo nem sequer sonham", ressaltou a organização.

A CTC afirmou que será celebrado amanhã o "espírito de luta e capacidade de resistência" dos cubanos, assim como "o compromisso de trabalhar com maior consagração ao trabalho, com mais produtividade e eficiência".

Para a manifestação, foram convidados 2 mil representantes de movimentos operários de 80 países.

Fonte: Ansa

1º de maio: Movimentos sociais ocupam as ruas do país em defesa do trabalhador

A Coordenação dos Movimentos Sociais convoca a população neste 1º de Maio para participar as manifestações que marcam o Dia do Trabalhador. Entidades do movimento social se unem para atos públicos em diversos estados do Brasil. A UNE é uma entidade que faz parte da Coordenação dos Movimentos Sociais e está alinhada aos pensamentos que defendem essa forma de atuação, por isso apóia os atos que buscam afirmar a luta dos trabalhadores.

leia mais www.une.org.br

Começa amanhã (1) 3º Encontro de Mulheres Estudantes da UNE em BH

Evento se consolida como espaço importante para as discussões sobre as questões feministas e denúncias de machismo nas universidades

Acontece entre os dias 1º e 3 de maio o 3º Encontro Nacional de Mulheres Estudantes (EME) da UNE, em Belo Horizonte, Minas Gerais. O encontro tem como foco debater e combater as manifestações de machismo que ocorrem no ambiente universitário.

Sua terceira edição consolida um importante espaço de debate dentro do movimento estudantil para a construção de uma agenda que rompa com o machismo que atinge as mulheres estudantes.

O EME faz parte da campanha "As mulheres transformando a universidade", lançada no dia 4 de abril, na cidade do Rio de Janeiro. A campanha tem como principal objetivo provocar um processo de debates em torno das questões feministas nas universidades, além da mobilização para o encontro. Uma das questões atuais que serão abordadas no EME é a crise econômica internacional que atinge principalmente as minorias, como as mulheres. Outro ponto bastante importante são as denúncias de manifestações de machismo que ocorrem durante as calouradas, trotes, cartazes de festas e encontros universitários.

leia mais www.une.org.br

UNE promove 2º Encontro Nacional de Estudantes Negros, Negras e Cotistas

As informações sobre alojamento, inscrições e organização podem ser obtidas no blog da Diretoria de Combate ao Racismo

Um espaço privilegiado de debate e convergência sobre os impactos da adoção de Políticas de Ações Afirmativas para a população afrodescendente no ensino superior brasileiro. Assim pode ser definido o Encontro Nacional de Estudantes Negros, Negras e Cotistas da UNE (ENUNE). A segunda edição do evento acontece entre os dias 5 e 7 de junho na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Segundo o Diretor de Combate ao Racismo da UNE, Herlom Miguel, o ENUNE é um importante espaço de formação e vai privilegiar debates em torno do acesso e permanência dos estudantes negros e negras ao ensino superior. A expectativa é de um excelente encontro com universitários e secundaristas de diversas regiões do país, afirma o diretor.

"O Movimento Estudantil tem como responsabilidade pautar na agenda política brasileira esta que é talvez a mais antiga e grave nuance da questão social do Brasil – o racismo. As ações de combate ao racismo precisam ser acompanhadas de uma série de outras medidas universalizantes para reformarem a educação secundária e universitária", disse Herlom Miguel.

As informações sobre alojamento, inscrições e organização podem ser obtidas através dos emails: enune2009@gmail.com, miguelbahia@gmail.com, liliane@gmail.com; além do blog da Diretoria de Combate ao Racismo da UNE:


Da Redação

Será em São Paulo o 37º CONAP da ANPG

Nos próximos dias 30 e 31 de maio, a Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG), entidade representativa dos pós –graduandos brasileiros (lato e stricto sensu), realizará o seu 37º CONAP (Conselho Nacional de APGs), na cidade de São Carlos.

O Conselho Nacional de APGs é uma instância deliberativa, consultiva e fiscal da ANPG. É composto pela diretoria da ANPG, pelas APGs, Federações de Curso, Associações de Médicos Residentes, e comissões Pró-APGs de cada instituição de ensino superior ou instituição de pesquisa que contenha pós-graduação. É um instrumento extremamente importante de articulação do MNPG, de atuação da ANPG e defesa de seus objetivos.

A ANPG atua para a defesa dos interesses dos estudantes pós-graduandos e pelo progresso científico do Brasil. É a ponta nacional de uma rede de APGs – associações de pós-graduandos de cada universidade/instituição de ensino – que estão espalhadas no território nacional.

Para Hugo Valadares, presidente da ANPG e militante da UJS, “esse é um momento chave para nós, já que acabamos de sofrer um duro corte no orçamento do Ministério de Ciência e Tecnologia. Os pós-graduandos precisam ter uma atitude propositiva e combativa, que busque saídas para o projeto de pós-graduação que queremos”.

O desafio para a militância da UJS é ainda maior. Ao longo da história de lutas de nossa entidade sempre esteve presente a defesa de uma pós-graduação de qualidade e do desenvolvimento da pesquisa no Brasil, visando a soberania do povo brasileiro.

A construção de uma sociedade mais justa e fraterna passa, necessariamente, por um projeto avançado para a ciência e tecnologia no Brasil. A UJS, conectada a este objetivo, age através do coletivo de jovens cientistas para garantir esses avanços.

Mais informações no portal nacional da UJS – www.ujs.org.br

STF: Joaquim Barbosa fala a Gilmar Mendes o que o povo tem vontade de dizer

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, conhecido por suas declarações e decisões polêmicas - em geral incriminatórias dos movimentos e benfazejas aos poderosos -, finalmente teve a sua.

Acostumado aos afagos da grande mídia, foi obrigado a ouvir de Joaquim Barbosa, em sessão realizada nesta quarta-feira, as poucas e boas que muita gente gostaria de falar.

Acompanhe o vídeo na pagina da UJS www.ujs.org.br

22 abril 2009

UJS elege presidente da UMES de São Bento do Sul (SC)



Manifestação pedindo passe livre

Organizado pela UBES e por grêmios estudantis da cidade, aconteceu no sábado, dia 18 de abril, o congresso de criação da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Bento do Sul, em Santa Catarina.
Cerca de 250 estudantes participaram do evento, realizado na Câmara Municipal.Com o objetivo de marcar a fundação da entidade e como parte da programação do Congresso, foi realizada uma manifestação reivindicando o passe livre para os estudantes e o fim do vestibular, ainda na manhã de sábado.

Primeira Plenária do Movimento "Da Unidade" no Rio de Janeiro é um sucesso

Neste sábado, 18/04, o Movimento Da Unidade Vai Nascer a Novidade realizou sua primeira plenária rumo ao 15º. Congresso da UEE-RJ e ao 51º. Congresso da UNE.
A Plenária, realizada na sede histórica da UNE na Praia do Flamengo, 132, contou com a presença de cerca de 100 estudantes que já fazem parte do movimento nas universidades da cidade do Rio de Janeiro.Coube ao Presidente da UEE-RJ, Daniel Iliescu, dar início à plenária, dando às boas vindas para diversos estudantes que participavam de uma plenária do movimento estudantil pela primeira vez.

18/04: Da Unidade Vai Nascer a Novidade faz plenária em MG

Com a campanha do Congresso da UNE começando a pegar fogo, as plenárias, festas e outras atividades do movimento Da Unidade Vai Nascer a Novidade estão pipocando em vários estados.Agora, no próximo dia 18 de abril, será a vez das lideranças universitárias de Minas Gerais se reunirem para discutir as propostas do movimento para a educação e os próximos passos da campanha nas Alterosas.

"Estamos em ritmo crescente de mobilização nas universidade rumo aos congressos da UEE de Minas e da UNE. Temos apresentado nossas idéias em centenas de salas de aula e muitos estudantes têm aderido ao nosso Movimento", diz Diogo Santos, presidente da entidade estadual mineira.

BA:Estudantes protestam por passe livre e contratação de professores


Estudantes da rede pública estadual tomaram as ruas do centro de Salvador na manhã desta terça-feira (14). A manifestação saiu por volta das 9h de Nazaré rumo ao Campo Grande, onde ganhou mais adesões. Segundo estimativa de policiais militares que acompanharam de longe, a passeata reuniu entre três e quatro mil estudantes. Às 10h30, eles seguiram para a frente da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba), onde realizaram um ato simbólico contra o vestibular.A manifestação foi promovida por entidades estudantis e, segundo o presidente da Associação Baiana dos Estudantes Secundaristas (Abes), Valmir Santos, integra a Jornada Nacional de Lutas, que promove atos em defesa da educação em várias cidades brasileiras ao longo de todo o mês de abril.
Segundo o diretor da União Brasileira dos Estudantes Secundarias (Ubes), Herbert Brito, a mobilização teve três objetivos. Inicialmente, foi reclamar da falta de professores na rede estadual de ensino, que conta hoje com um déficit de 7,5 mil docentes na Bahia. "O Governo do Estado deveria tomar a iniciativa para contratar por concurso público, porque somos contra o Reda", diz, referindo-se ao Regime Especial de Direito Administrativo, que é uma contratação temporária.

Pelo fim do vestibular, UBES e UNE tomam as ruas de São Paulo

Cinco mil estudantes foram às ruas de São Paulo, nesta quarta feira, na passeata pelo fim do vestibular organizada por UBES, UNE, UPES e UEE/SP.

Os manifestantes sairam do Masp em direção ao prédio da secretaria estadual de educação, onde protestaram contra o novo ocupante do posto mas já velho conhecido do movimento estudantil: o ex-ministro Paulo Renato (PSDB).As entidades veem o fim do vestibular como uma vitória política, já que é uma bandeira levantada há muito pelos estudantes, mas consideram que a medida, por si só, não resolverá os problemas da educação. Além disso, os movimentos sociais que atuam na área reivindicam participação no debate sobre a alternativa ao vestibular a ser adotada.

A UBES, pelas palavras de seu presidente, Ismael Cardoso, discorda da fómula proposta feita pelo ministério da Educação de troca do atual vestibular pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). "Seria como trocar seis por meia dúzia. O melhor é aplicar o Enem de maneira seriada, ou seja, no final de cada ano do Ensino Médio", alega.

14 abril 2009

15 de março: estudantes irão às ruas pelo fim do vestibular

Seg, 13/04/09 18h44

A UNE e a UBES vão às ruas no próximo dia 15 de abril, em São Paulo, para reivindicar o fim do vestibular. O ato, que faz parte das manifestações Abril para a Educação, terá concentração a partir das 9h, no vão do Museu de Arte de São Paulo – Masp: Avenida Paulista, 1578.

Segundo as entidades, para democratizar o acesso à universidade não basta unificar os vestibulares se apoiando no atual modelo do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), como propõe o Ministério da Educação (MEC). É preciso mais investimento na Educação, que vise uma reformulação do Ensino Médio e políticas que contemplem a assistência estudantil.

Leia mais www.ujs.org.br

Belo Horizonte será sede do 3º Encontro de Mulheres Estudantes da UNE

Encontro visa promover diversos debates, entre eles, de combate as diversas manifestações de machismo nas universidades,

Entre 1º e 3 de maio acontece em Belo Horizonte o 3º Encontro de Mulheres Estudantes da UNE (EME). O encontro foi convocado no último Coneg (Conselho Nacional de Entidades Gerais) realizado em São Paulo no mês de março.

O objetivo é debater em torno das diversas manifestações de machismo que ocorrem cotidianamente em suas universidades a fim de combatê-las. O evento em sua terceira edição evidencia a consolidação desse espaço como fundamental para discutir e traçar ações que denunciem as opressões vividas pelas mulheres estudantes e para construir uma agenda que rompa com essa situação.

A campanha "As mulheres transformando a universidade" lançada no último dia 4 de abril na cidade do Rio de Janeiro visa desencadear o processo de debates sobre feminismo nas universidades e mobilização para o EME. Essa edição do Encontro será parte dessa campanha, organizada pela UNE para o próximo período.

Assistência Estudantil
O Encontro será um espaço privilegiado para a construção de propostas voltadas para o âmbito da Universidade - a necessidade de uma política de assistência estudantil que contemple as estudantes (como por exemplo, creches, acompanhamento de saúde, etc) e de currículos que levem em conta as questões de gênero além de pensar os desafios das estudantes trabalhadoras e a luta por uma educação não-sexista.

Aborto
A campanha pela legalização do aborto, aprovada no último EME, foi importante instrumento para visibilizar esse debate e denunciar a opressão e preconceito vividos pelas mulheres e a criminalização das que abortam. A partir da campanha, percebeu-se a necessidade dessa pauta ser constante nas discussões e debates dentro do movimento estudantil.

Desafios
Nosso desafio será a reafirmação de que não são as mulheres quem pagarão pela crise internacional, uma vez que não somos nós as responsáveis por ela, pelo contrário, sempre denunciamos que este modelo capitalista reforça as desigualdades e o machismo. Continuamos a denunciar e combater as manifestações de machismo que ocorrem durante as calouradas, trotes, nos cartazes de festas e encontros de área que mercantilizam o corpo das mulheres, reduzindo-as a estereótipos de beleza e sexualidade.


Da Redação

Congresso de Fundação da UMES São Bento do Sul

Vem ai a criação da UMES São Bento do Sul, o congresso de fundação da UMES vai acontecer dia 18 de Abril (Sábado) apartir das 9:00 da manhâ, como foi deliberado na reunião de Grêmios que aconteceu dia 9 de Abril de 2009 na camarada de vereadores.

A Espectativa é que aconteça um grande congresso de fundação da UMES, com a participação massiva das escolas, o critério de participação é de 1 delegado com direito a voz e voto e 1 suplente com direito a voz representando a sala de aula e a escola.

A UMES é a entidade que vai representar os estudantes de todo o Municipio, vai dar auxilio aos gremios estudantis, vai realizar atividades com os estudantes, por em prática projetos, lutar pelo passe livre, organizar debates sobre diferentes temas que interessam aos estudantes, participar de foruns estudantis dentro e fora do municipio de São Bento do SuL, exemplo participar do congresso da UCES, e a da UBES.

Direto da Redação Daniel Gaspar.