30 maio 2009

Estudantes reivindicam saída do reitor da UNEMAT


No último dia 28 de maio, deputados aprovaram, por unanimidade, o requerimento de autoria do deputado Alexandre César que denuncia o reitor da UNEMAT (Universidade do Estado de Mato Grosso), Taisir Karim, por prática de crime de responsabilidade.

O movimento encabeçado por estudantes "Fora Taisir" exige o impeachment do reitor, por possível deflagração baseada na Lei nº 1.079/50 e no artigo 28 da Constituição Estadual
Fora Gilmar Mendes! Buzinaço nacional pela renúncia ou cassação do presidente do STF



Chegou a hora da participação de todos contra o GANGSTER DO STF.


Dia 1º de junho, comemoramos os 25 anos do Comício das Diretas de Brasília e da Sinfonia das Buzinas, realizados em 1º de junho de 1984. Buzine nesse dia, às 18h25, durante 25 segundos. Não aceitamos a permanência de Gilmar Mendes como presidente do STF, ele envergonha o Judiciário Brasileiro.


FORA GILMAR, pede pra sair! Maiores informações, acessem o blog:http://saiagilmar.blogspot.com/Banner acima: produção blog DESABAFO BRASIL.

GM estatizada evidencia o fracasso do capitalismo americano

por Umberto Martins*

A General Motors, outrora o maior símbolo do poderio econômico dos EUA e agora, à beira da concordata, será estatizada. Um “acordoextraoficial” com os credores e o governo Obama, informado peladireção da empresa nesta quinta-feira (28) à Securities and ExchangeCommission (SEC, comissão reguladora da Bolsa de Valores dos EUA),prevê que o Estado assumirá 72,5% das ações da montadora, enquanto osindicato dos metalúrgicos aceitou converter a dívida trabalhista emações, ficará com 17,6%.

O governo esclareceu que se a montadora decidir buscar a proteção dalei de falências americana e receber a aprovação do tribunal defalências para a venda de praticamente todos seus ativos ao Tesouroamericano, a nova empresa apoiada pelo Tesouro americano (New GM)aceitará adquirir tais ativos.

“Governo Motors”

A nova GM já está sendo apelidado pelo povo e também pela mídia de“Governo Motors”. O fato parece traduzir uma fina ironia da história.Quem diria que Tio Sam (logo ele), principal autor da ideologianeoliberal e de um consenso (de Washington) que demonizou aintervenção do Estado na economia e transformou o mercado capitalistanum Deus pagão virtuoso e infalível, seriam constrangidos a negar aspróprias crenças e recorrer aos poderes do leviatã para salvar aquelaque já foi o símbolo de sua decadente indústria.

O governo promete injetar mais 50 bilhões de dólares para ressuscitara GM e viabilizar sua sucessora. Abandonada às próprias leis domercado, a montadora estaria condenada à morte. O colapso dos grandesbancos e principais conglomerados do outrora próspero e exuberantesistema financeiro americano tampouco seria evitado sem a intervençãoda Casa Branca.

Registre-se que o socorro bilionário não se destina a defender osinteresses dos operários e operários da empresa. O plano em cursoobjetiva uma redução substancial dos custos e preconiza o“enxugamento” do quadro de funcionários, o que significa demissões emmassa e a intensificação do deslocamento da produção para o exterior(principalmente China e México), onde a taxa de exploração da força detrabalho (refletida nos baixos salários) é infinitamente maior.

Estado capitalista

Que ninguém se iluda. Os bilhões do Tesouro americano são destinadosao capital e ao capitalismo, não visam minorar o sofrimento dasfamílias operárias. É a mesma lógica que presidiu os pacotes de 1,45trilhão de dólares baixados pelos governos Bush e Obama com opropósito de resgatar o sistema financeiro. Centenas de bilhões dedólares foram canalizados para os mesmos bancos que já desalojaram econdenaram ao olho da rua milhões de trabalhadores e trabalhadoras queperderam seus empregos com a crise, através das ociosas execuçõeshipotecárias.

Somente em abril deste ano, mais de 342 mil pessoas receberamnotificação de despejo, um crescimento de 32% em relação ao mesmo mês do ano passado. Isto continua a ocorrer apesar das promessas de Obama e dos próprios bancos, que especularam com a miséria alheia por meio dos empréstimos denominados “subprime”, de que iriam interromper as execuções. A conduta do governo no socorro ao banco e às montadoras revela o caráter de classe do Estado no capitalismo moderno e prova a mais completa subordinação do poder público aos interesses dos grandes monopólios nos EUA.

Decadência

A melancólica situação da GM, por seu turno, reflete com notávelfidelidade o parasitismo e a decadência da economia norte-americana,que prossegue de mãos dadas com o crescimento desigual das nações e o progressivo deslocamento do eixo da dinâmica da produção industrial edo poder econômico do chamado Ocidente para o Oriente.

Já não restam muitas dúvidas de que o futuro da indústria, inclusiveno ramo automobilístico, está sendo desenhado na Ásia, China, Índia eCoréia, principalmente, além (é claro) do Japão.

De todo modo, a sorte das montadoras nos EUA evidencia também oslimites do modo capitalista de organizar a produção e assinala, emparticular, o fracasso do capitalismo americano. A necessidadeobjetiva de que o Estado assuma as rédeas da economia é tão forte ecandente que, mesmo a contragosto, nem os liberais mais renitentes edogmáticos (estadunidenses e britânicos) podem hoje ignorar oucontornar. A estatização não significa necessariamente socialismo, masé sintomática da falência do capitalismo.

*Umberto Martins, Jornalista, membro da Secretaria Sindical Nacional do PCdoB.
Antônio Capistrano: A Coréia do Norte e os interesses imperialistas

A Coréia do Norte surgiu em 1953 com o cessar fogo da famosa Guerra da Coréia. Com isso o país ficou dividido em duas partes, a Coréia do Norte e a Coréia do Sul, sendo uma comunista, a do Norte e a outra capitalista, a do Sul. A guerra da Coréia nunca terminou apenas se deteve após a assinatura do armistício de 27 de julho de 1953. Isto significa que Estados Unidos e Coréia se encontram em guerra, o governo da Coréia do Norte tenta há anos substituir o acordo de trégua por um tratado de paz definitivo, mas o governo americano não aceita essa proposta, para eles é melhor manter esse estado guerra do que uma paz duradoura.

A hostilidade, na região, alimentou a Guerra Fria por muito tempo, passando a ser um campo de tensão permanente e de experiência de novos armamentos ianques. Até hoje perdura o conflito, há interesse dos Estados Unidos de manter um estado beligerante como forma de permanência das suas tropas na região. Vale salientar que a Coréia do Norte faz fronteira com a China e está localizada próxima do Vietnã que também estava dividido entre o Vietnã do Norte e o Vietnã do Sul. Região geopolítica de suma importância para os interesses imperialistas dos Estados Unidos na Ásia.

leia mais www.vermelho.org.br

Em culturata, mais de 2.500 estudantes pedem reserva de vagas na Paraíba



A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas - UBES e a Associação dos Estudantes Secundaristas da Paraíba – AESP realizaram, no último dia 20 de maio, quarta-feira, uma grande manifestação com mais de 2.500 estudantes a favor da reserva de vagas para alunos de escolas públicas nas universidades públicas.

A “culturata” teve início com a apresentação do grupo de dança de rua do Centro da Juventude de Mangabeira e, logo após, do grupo de capoeira “A Angola é aqui”. Terminadas as apresentações culturais, os manifestantes seguiram para a Universidade Federal da Paraíba, a fim de conseguir audiência com o professor Rômulo Polari, reitor da Universidade Federal da Paraíba.Foi formada uma comissão de 35 estudantes representando as escolas presentes na culturata para discutir a reserva de 50% das vagas da UFPB para os alunos oriundos de colégios públicos.


UJS vence eleições do DCE e de delegados na Funeso, em Olinda

A chapa "Agora Só Falta Você", ampla aliança encabeçada pela UJS e vencedora do Congresso da UEP, ganhou também as eleições do DCE da Fundação de Ensino Superior de Olinda (PE).Num total de 1126 eleitores, a chapa conquistou 781 votos contra 329 da oponente "O tempo Não Para", ligada às correntes petistas Mudança e Articulação de Esquerda.

leia mais www.ujs.org.br

Medo do exemplo: estátua de Che Guevara é retirada do Central Park (NY)


Assassinado há mais de quarenta anos nas selvas bolivianas, com ajuda da CIA, o líder revolucionário Ernesto Che Guevara continua amedrontando os Estados Unidos.

O medo de um exemplo de vida que se impõe é tanto que obrigou o país imperialista até mesmo a retirar uma estátua do argentino que figurava em uma das entradas do famoso Central Park, em Nova Iorque.

De Volta para Casa: Justiça concede a UNE posse definitiva do terreno no Rio


O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro negou, por unanimidade, na terça-feira (26) a apelação proposta pelo estacionamento irregular que invadiu o terreno da sede histórica da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) na Praia do Flamengo, 132, Rio de Janeiro.

A sede funcionou até 1964, quando foi metralhada e incendiada pelos militares. Depois disso, o local foi invadido por um estacionamento clandestino, na década de 1980. A disputa judicial pelo terreno já durava 10 anos. A decisão tem caráter definitivo.''A medida extingue a disputa pela posse do terreno. Não cabe mais nenhum recurso.

A Justiça reafirmou: o terreno pertence a UNE e a UBES'', afirma o advogado das entidades, Márcio André Mendes Costa.“Embora o Estado brasileiro nos tenha devolvido, em 1994, a propriedade do terreno, ainda precisávamos da posse do mesmo para concluir essa etapa do processo. Agora, estamos nos mobilizando para iniciar a reconstrução da sede o quanto antes”, declara Lúcia Stumpf, presidente da UNE.


Fonte: UNE
Chapa "Precisamos de você nesse cordão" vence eleições na Federal de Goiás

A chapa "Precisamos de Você Nesse Cordão", composta pela União da Juventude Socialista e pela JPPL (Pátria Livre), venceu nesta quinta feira a eleição dos delegados para os Congressos da UEE/GO e da UNE na Universidade Federal de Goiás (UFG).

O movimento conseguiu somar 490 votos e eleger seis delegados, num total de 12 possíveis.Outras três chapas concorreram: a chapa ligada ao PCB, que dirige a gestão do DCE, "Da Luta Não me Retiro", somou 302 votos e ficou com três delegados; a "UEE na linha de frente", ligada ao PMDB, obteve 247 votos e também três delegados; a "Reconstrução", do PDT, conseguiu 13 votos e não elegeu para o Congresso da UNE."Foi a principal eleição realizada no estado. Teve ampla participação dos estudantes, conseguimos fazer uma grande divulgação em sala de aula e levar a mensagem da UNE, ampliando o debate e dando visibilidade para os congressos", comemorou Enival Dalat, diretor da UNE responsável pela eleição.

Foi também um processo de disputa politizado, que discutiu temas bastante presentes no movimento estudantil. "Uma das principais pautas foi o Plano Nacional de Assistência Estudantil, que é uma bandeira defendida pela UNE em todo o Brasil e tem muito a ver com a realidade vivida nesta universidade. O projeto de reforma do ensino superior defendido pela UNE e que agora virou projeto de lei no Congresso Nacional também teve muito apelo entre os alunos", completou Dalat.O Congresso da União Estadual dos Estudantes de Goiás acontecerá entre os dias 3 e 5 de julho, em Anápolis.

De São Paulo,Fernando Borgonovi

Niemeyer, aos 101, conclui dois novos projetos e lança livro

O arquiteto Oscar Niemeyer, 101, concluiu dois novos projetos imponentes -uma torre de 60 metros em Niterói (a 15 km do Rio) e o prédio que abrigará em Argel (Argélia) uma biblioteca árabe/sul-americana. Ele ainda lança nesta quarta-feira (27), no Rio, o livro ilustrado Oscar Niemeyer 1999-2009, síntese de sua obra nos dez últimos anos, e o quarto volume de Nosso Caminho, revista trimestral que edita com a mulher, Vera Lúcia.

O maior arquiteto do Brasil:101 anos e cheio de disposiçãoCom 60 metros de altura, avistada a quilômetros quando pronta, a torre em forma de cogumelo foi projetada para ficar a dez passos da baía de Guanabara --e é rara no portfólio do mais consagrado arquiteto brasileiro.

A Prefeitura de Niterói espera obter os R$ 19 milhões para a obra -ou ao menos parte deles- junto à iniciativa privada. Ao projetar a torre, Niemeyer procurava algo para suprir o veto da Igreja Católica, em 2004, à catedral que desenhara para Niterói -projeto do qual se orgulhava; reputava-o como um de seus melhores em décadas de trabalho. Da mesma forma, também não seria erguida a catedral evangélica.

Quase lado a lado, as catedrais seriam destaques do Caminho Niemeyer, prédios do arquiteto ao longo da orla. O primeiro deles, na década passada, foi o MAC (Museu de Arte Contemporânea), grande atração turística brasileira. Também estão prontas uma estação hidroviária, a praça JK, o Teatro Popular (em reforma) e um memorial. Os museus Oscar Niemeyer e do Cinema já têm os prédios erguidos.

''O tal Caminho Niemeyer vinha muito devagar, não havia dinheiro. De modo que, o tempo correndo assim lentamente, a gente vai tendo ideia. O projeto vai se modificando. A torre foi uma coisa que me ocorreu. Estava no meio da baía, lembrei da torre'', disse ele no escritório de Copacabana (zona sul do Rio).

Para acompanhar as obras que estão em andamento, o arquiteto vai toda quarta a Niterói. Também projetou para o local um centro de convenções e uma nova estação de barcas.

''Estou me dedicando muito a essa obra em Niterói. Acho que vai ficar muito bom. O momento não dá ideia. Os prédios estão dentro da praça. No dia em que tivermos a praça completa, os prédios aparecem. Acho que essa obra em Niterói vai ser uma surpresa.

''Já o convite para construir a biblioteca na capital da Argélia veio no início do ano. Na década de 1970, Niemeyer projetou lá uma universidade e uma mesquita. A construção será uma das principais sedes do projeto BibliAspa (Biblioteca América do Sul-Países Árabes), aprovado em 2005, com o objetivo de criar uma rede de centros de divulgação e pesquisa. Ainda não há previsão de construção, conclusão ou custos.

No Brasil, o projeto é dirigido por Paulo Daniel Farah, professor da USP. Tem um portal bilíngue na internet (http://www.blogger.com/). Além da divulgação de textos literários e acadêmicos sul-americanos, árabes e africanos, a BibliAspa Brasil promove cursos e pesquisas sobre temas pertinentes às regiões.

Fonte: Folha de S.Paulo

Cartilha da Mulher é apresentada aos rurais catarinenses

Em recente encontro de mulheres e de jovens rurais, realizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Santa Catarina (Fetaesc), a vice-presidente estadual da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Raquel Felau Guisoni, fez o lançamento da cartilha ‘A mulher no mundo do trabalho’. Na ocasião, também foram distribuídas camisteas da CTB.
A publicação é um diagnóstico da atual situação da mulher trabalhadora, destacando os avanços e as dificuldades ao longo das últimas décadas no país.Segundo a coordenadora da Comissão de Mulheres da Fetaesc, Maria das Graças Darós, que ocupa também o cargo de secretaria geral na sessão estadual da Central, “em Santa Catarina, o movimento sindical dos trabalhadores rurais está se destacando em participaçã na CTB” e os preparativos agora são para o Congresso Estadual que acontecerá nos dias 21 e 22 de agosto, na sede da Fetaesc que tem boa infra-estrutura para o evento.Já o 2º Congresso Nacional da CTB, deve acontecer entre os dias 24 e 26 de setembro deste ano, no Pavilhão de Eventos do Anhembi, em São Paulo.

Marta Gerra - Assessoria de Imprensa da Contag
UNE defende reforma universitária em Fórum Nacional

A União Nacional dos Estudantes (UNE) participou do Fórum Nacional de Ensino Superior (FNES), que terminou nesta terça-feira (26), em Brasília (DF). O Fórum, aberto no domingo (24), foi convocado pelo Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de reunir em um documento as principais diretrizes do país que serão debatidas na Conferência Mundial de Educação Superior, promovida pela Unesco, marcada para acontecer nos dias 6, 7 e 8 de julho deste ano, em Paris, França.

Entre as principais propostas que a entidade levou para o evento está o seu projeto de reforma universitária, que foi recentemente transformado em projeto de lei na Câmara dos Deputados. A proposta é baseada no Manifesto de Córdoba, de 1918, quando estudantes tomaram às ruas da cidade Argentina e conquistaram grandes vitórias na qualidade do ensino.

O movimento se espalhou por toda a América Latina e até hoje serve de base para as reformas universitárias. Os principais pontos da reforma são: a regulamentação do ensino superior privado no país e a não mercantilização do ensino.

A UNE também apresentou preocupação de não incluir o ensino entre nas diretrizes da Organização Mundial do Comércio (OMC) por não ser classificado como simples mercadoria. Como representante da Organização Continental Latino-Americana e Caribenha de Estudantes (OCLAE) no fórum, a entidade mostrou o documento final do encontro da Organização ocorrido em maio, em Cuba, em que as entidades nacionais de representação estudantil de toda a América Latina se reuniram numa plataforma única, que será levada à Conferência Mundial.

Brasil na Unesco

“Esse Fórum é muito importante, pois a Conferência Nacional de Educação só acontecerá em 2010. Dele sairão as propostas tanto para a Conferência Mundial como também para a Nacional de 2010, além da articulação para que o país tenha um candidato próprio para assumir a Unesco", ressalta Lúcia Stumpf, presidente da UNE, referindo-se ao fato de a Comissão de Relações Exteriores do governo ter desistido de indicar um dos dois brasileiros para a candidatura ao cargo e apoiado o ministro da Cultura do Egito, Farouk Hosni.

Os candidatos brasileiros eram o diretor-geral adjunto da organização internacional, Márcio Barbosa, e o senador Cristovam Buarque (PDT-DF). A UNE defende que a sociedade civil seja consultada pelo governo federal sobre a indicação desse representante.

De BrasíliaCom informações da UNE

Ampla chapa liderada pela UJS vence Congresso da UEP

Uma ampla coalizão de forças atuantes no movimento estudantil pernambucano compôs a chapa "Agora Só Falta Você", que venceu com 212 votos o 37º Congresso da União dos Estudantes de Pernambuco Cândido Pinto (UEP) e elegeu a estudante de direito da Universidade Federal de Pernambuco Vírginia (Vic) Barros como presidente da entidade.

Desta frente, liderada pela UJS, participaram também a CNB, a DS, a JPPL, a JPSB (cujo movimento chamava "Madeira de Lei"), a Via Alternativa e Geração Estudantil.

Leia mais www.ujs.org.br

UJS Vence Eleições na UMESC

Após alguns anos inativa e por uma iniciativa da UJS, a UMESC finalmente retorna ao seu papel de entidade independente e organização máxima do movimento estudantil em Canindé.

Na noite de quarta-feira (20), aconteceu o congresso de reconstrução da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Canindé – UMESC. E foi por volta das 18h em que o movimento estudantil canideense começou a escrever as novas páginas da política estudantil da cidade, num congresso em que estavam presentes alunos de todas as escolas estaduais.

Movimento “Da Unidade Vai Nascer a Novidade” divulga manifesto para o Congresso da UNE

O movimento "Da Unidade Vai Nascer a Novidade" lança seu manifesto ao 51º Congresso da União Nacional dos Estudantes e faz um chamado à formação de um amplo campo político capaz de colocar a entidade como protagonista nas lutas pelo desenvolvimento soberano do país, pela radical democratização e qualificação da universidade brasileira e pelo fortalecimento do movimento estudantil e da UNE.

Leia e divulgue o manifesto do movimento "Da Unidade Vai Nascer a Novidade" - Um chamado ao movimento estudantilManifesto do movimento "Da Unidade Vai Nascer a Novidade" - Um chamado ao movimento estudantil

leia mais www.ujs.org.br
MEC homologa obrigatoriedade das aulas de filosofia e sociologia no ensino médio

O parecer que torna filosofia e sociologia disciplinas obrigatórias no ensino médio foram homologadas pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. A medida torna obrigatória a inclusão das duas matérias no currículo do ensino médio em todo o país, ampliando o que já era praticado em 17 Estados. As escolas terão um ano para incluir a filosofia e a sociologia na grade curricular. Para a UBES, as disciplinas ensinam a pensar, mas deve haver a preocupação de como serão ministradas

Leia mais http://www.ubes.org.br/

UJS vai a Cuba e participa de intensa agenda de atividades de Solidariedade Internacional

Sáb, 16/05/09 11h50
A agenda foi intensa: reunião do Conselho Geral da Federação Mundial das Juventudes Democráticas, reunião regional da mesma, Encontro Juvenil em Solidariedade aos 5 heróis cubanos presos nos EUA, visita à Escola Latino-Americana de Medicina (ELAM).

Representaram a União da Juventude Socialista, Marcelo Gavião e Titi Álvares, presidente e diretora de formação e solidariedade internacional.Cerca de 50 organizações de todos os continentes participaram da reunião do Conselho da FMJD. Seu principal tema foi a realização do próximo Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes – FMJE.

Leia mais www.ujs.org.br

Estudantes do Vale do São Francisco vãos às ruas por Reserva de Vagas e Fim do Vestibular

Seg, 18/05/09 10h07

Nesta última terça (12/05), as entidades UNE, UEP, UBES, DCE UNIVASF, UESP, UEB, DCE UPE organizaram um ato público nas ruas de Petrolina (PE) em defesa da Reserva de Vagas e pelo fim do vestibular.A manifestação, que reuniu cerca de 500 estudantes, ocupou as ruas de Petrolina em direção à UNIVASF (Universidade Federal do Vale do São Francisco), defendendo a Reserva de Vagas, a democratização do acesso à Universidade, a ampliação dos investimentos para a educação e apresentando a Conferência Nacional de Educação como fórum para o aprofundamento de tais debates.
Leia mais www.ujs.,org.br

Movimento "DA UNIDADE VAI NASCER A NOVIDADE" elege seus delegados e suplentes na UNOESC São Miguel Santa Catarina.


Movimento "DA UNIDADE VAI NASCER A NOVIDADE" elege seus delegados e suplentes na UNOESC São Miguel Santa Catarina.

" DA UNIDADE VAI NASCER A NOVIDADE" é eleita na UNOESC São Miguel do Oeste, mesmo sendo chapa única, as eleições foram muito tensas, pois o grupo que dirige atualmente o DCE, está totalmente desligado dos fóruns de discussão do movimento estudantil local, estadual e Nacional, tentaram boicotar o processo de eleição dos delegados e suplentes "DA UNIDADE VAI NASCER A NOVIDADE".

Congresso da UNE: 'De Que lado' vence eleições na PUC Minas


Sex, 15/05/09 13h12
O Movimento “De que lado você samba?” – ampla frente formada pela União da Juventude Socialista (UJS), Kizomba e estudantes ligados aos CAs e Das – venceu nesta quarta-feira (13) as eleições realizada na PUC-Minas para o Congresso Nacional da UNE, obtendo 75,5% dos votos válidos. Com esta porcentagem, o movimento indicará 18 dos 24 delegados que irão representar a universidade no 51º Conune e 36 dos 48 delegados para o 41º Congresso da União Estadual dos Estudantes (UEE-MG).

“É importante ressaltar o nosso trabalho à frente das entidades estudantis na PUC. Os estudantes nos conhecem, sabem que nosso trabalho é sério e que estamos mudando a vida estudantil de cada um aqui dentro, buscando cada vez mais a participação dos estudantes. Foi histórica essa eleição”, afirma Angélica, diretora do DA de Serviço Social. A eleição dos delegados na PUC-Minas para o congresso da UNE antecedeu em duas semanas a eleição do DCE, marcadas para os próximos dias 27 e 28 de maio.

Leia mais www.ujs.org.br
Unidade marca eleição para o DCE da UNIFIEO em Osasco

Qui, 14/05/09 15h21

Com o tema “De que lado você samba?” os estudantes do Centro Universitário UNIFIEO em Osasco, lançaram a tese que irá disputar as eleições para o Diretório Central dos Estudantes- Ernesto “Che” Guevara. Tendo participação destacada, a UJS uniu grandes forças do movimento estudantil, como a JSB e correntes ligadas ao PT em prol de uma ação comum dentro do DCE. A chapa tem como propósito apagar a imagem negativa da última gestão que, por problemas internos na diretoria, acabou não cumprindo seu devido papel, prejudicando o trabalho do DCE.

Atrelados ao Congresso da UNE e UEE-SP, a tese “De que lado você samba?” promete buscar grande participação dos estudantes, para construir um DCE cada vez mais forte, podendo assim cumprir os anseios da classe estudantil, sempre lutando por democracia e melhorias na qualidade do ensino privado.

O principal desafio do DCE, que representa mais de 17 mil alunos atualmente, é colocar os estudantes da Universidade no centro do debate do movimento estudantil universitário, fortalecendo a Instituição e o movimento estudantil em geral.

Rodrigo Aversa, estudante de geografia é uns dos lideres da chapa, e afirma que uma das prioridades é trazer o CUCA da UNE, promovendo assim uma grande integração entre os artistas e alunos da Universidade.As eleições estão marcadas para o próximo dia 28 de maio, e o debate já começou a movimentar a universidade, e com espírito de Unidade, a tese “De que lado você samba?” tem papel decisivo na luta dos estudantes do UNIFIEO.

Rodrigo Aversa, aluno de Geografia da UNIFIEO

Estudantes mato-grossenses ocupam reitoria pelo fim do vestibular

No dia 11 de Maio, mais de 1000 estudantes secundaristas e universitários ocuparam a UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) para pedir o fim do vestibular.

Os estudantes levaram faixas e bandeiras pedindo que o vestibular seja seriado, como é a proposta das entidades estudantis, e que esse novo exame seja acompanhado da reserva de vagas para alunos de escolas púlicas. Segundo o diretor da UNE Pablo Rodrigues, "qualquer proposta que supere o modelo atual de acesso à universidade é bem-vindo". Rarikan Heven, diretor da UBES, salientou que "essa foi a terceira atividade da UBES relacionada ao vestibular no estado.
Estamos construindo um movimento que não vai parar até conseguirmos uma universidade com acesso democrático". Durante o ato, os estudantes liderados pela UBES adentraram a reitoria para levar suas propostas, sendo que a reitora demonstrou simpatia por várias delas.
A manifestação foi organizada pela UBES, UNE, ACES (Associação Cuiabana dos Estudantes Secundaristas) e a AME (Associação Matogrossense dos Estudantes Secundaristas) e pelos grêmios estudantis que, em sua maioria, são favoráveis à proposta da UBES de vestibular seriado.

Última atualização ( Qua, 13/05/09 17h57 )

UJS Vence Congresso da AMES-RIO

No dia 9, ocorreu o XX Congresso da Ames (Associação Municipal dos Estudantes Secundaristas do Rio de Janeiro), no Cetep República, dentro do CEI de Quintino. O movimento “Agora só falta você”, integrado pela UJS, elegeu a nova presidenta da entidade, Tainá – estudante do colégio Pedro II Tijuca.

Tainá é a nova presidente da Ames

O congresso teve a participação em sua plenária final de 45 escolas e 106 delegados credenciados, sendo que passaram pelo congresso cerca de 700 estudantes. Uma marca importante foi a participação de diversas forças políticas. Além da UJS, participaram também PDT, Mudança (PT), Construindo um Novo Brasil (PT), PSB, UJC e PSOL, sendo que os dois últimos não integrarão a nova direção da Ames-Rio

O congresso foi uma vitória para a Ames e para o movimento estudantil do Rio que sai forte e renovado para as batalhas que o movimento terá pela frente como meia-entrada, passe-livre, fim do vestibular, mais investimento para educação e eleição direta para diretor, bandeiras essas aprovados no congresso.

A diversidade na sua programação foi outro ponto importante, com oficina de Rap, grafite e teatro, contando também com o cinema do Movimento. No debate, a marca foram os grupos de discussão, sobre educação, cultura, opressões e movimento estudantil.A entidade completa, em 2009, 70 anos, tendo em sua história marcas importantes, como a fundação da UBES (União Brasileira dos estudantes Secundaristas) e sobrevivendo a ditadura militar, entre outras memoráveis lutas do movimento popular.

Estudantes fecham entrada da reitoria da UFPE

O objetivo da manifestação é impedir que o Enem seja a única forma de ingresso a universidadeSecundaristas e estudantes de cursinhos pré-vestibular realizaram na última sexta-feira (8) o protesto em frente à reitoria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com o objetivo de impedir que a universidade adote o Enem como único critério de ingresso.
Os estudantes estão com faixas, cartazes e nariz de palhaço, além de apitos. A manifestação é coordenada pela União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco (Uespe), UBES e Associação Recifense dos Estudantes Secundaristas (Ares).

O reitor da UFPE, Amaro Lins, defende que a instituição adote o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como primeira etapa do vestibular. Uma segunda fase seria realizada pela universidade, em janeiro de 2010, com provas de disciplinas específicas, de acordo com o curso pleiteado pelo candidato, mais um teste de língua estrangeira. Não haveria redação, pois o Enem já tem a prova. Esse modelo será defendido por Amaro na reunião.

Fonte:
Da RedaçãoCom portal JC on line

09 maio 2009

Congresso aprova o projeto de reforma universitária da UNE

Nesta terça-feira (6), a Comissão Especial da Reforma Universitária da Câmara aprovou o projeto de reforma universitária da UNE. Os pontos foram discutidos em janeiro no Congresso das Entidades de Base, CONEB, em Salvador.

Entre as mudanças estão a criação do Estatuto da Autonomia para a Universidade Pública e uma regulamentação para a Universidade Privada. A UNE também reinvindica que 10% do PIB brasileiro seja revertido a educação e que deste total, 75% seja aplicado nas Instituições de Ensino Superior. Além disso, devem ser destinados à educação pública 50% da receita da exploração da camada pré-sal de petróleo.

UJS vence eleições para DCE da Universidade de Passo Fundo, no RS

Após mais de 10 anos nas mãos de representantes da direita conservadora, finalmente o Diretório Central de Estudantes (DCE), da Universidade de Passo Fundo – RS, volta a ser comandando por integrantes do movimento estudantil ligado a UJS (União da Juventude Socialista).Após 20 dias de uma acirrada campanha eleitoral, que colocou frente a frente o conservadorismo da chapa da situação e a coragem de mudança da chapa 2, de oposição, encabeçada por Antônio Antunes, do curso de Educação Física, a eleição do último dia 7 de maio teve um resultado avassalador para os representantes da juventude socialista.

leia mais www.vermelho.org.br

Adiada votação da redução da maioridade penal

A votação da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que trata da redução da maioridade penal de 18 para 16 anos ficou para a próxima semana, após um pedido de vista encabeçado pelo senador Aloisio Mercadante (PT-SP) na CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) do Senado. As entidades estudantis consideram a proposta é conservadora já que, ao invés de pensar propostas mais inteligentes para a crise de segurança pública por qual o país, preferem dar à sociedade uma resposta paliativa, "um remédio sem efeito", que no futuro poderá ser muito mais prejudicial.

O que mudou na Lei Rouanet

Portaria assinada pelo ministro da Cultura, que visa a desburocratizar o dispositivo de fomento federal, divide opiniões entre produtores locaisUm "canetaço" com a finalidade – mesmo que minimamente – de reduzir a burocracia na inscrição de projetos dentro da Lei Rouanet de incentivo.

Assim pode ser analisada a Portaria nº 54, assinada pelo ministro da Cultura, Juca Ferreira, e publicada em 5 de setembro no Diário Oficial da União. De prático, a nova portaria elimina algumas exigências como, por exemplo, a apresentação de documentos de cessão de direitos autorais no ato de inscrição dos projetos. A partir de agora, será necessária apenas a apresentação de carta de anuência (consentimento) do proprietário ou detentor de direitos.

Leia mais www.une.org.br
Maio, mês decisivo nos rumos da campanha ao Congresso da UNE Qua, 06/05/09 16h23

O mês de maio é definidor para a campanha do 51º Congresso da UNE. É nesse mês que se concentram grande parte das eleições nas maiores universidades e mesmo alguns congressos de entidades estaduais.

Estar bem situado na batalha significa combinar o tempo de montar comissões de estudantes e atingir mais universidades com realizar os processos eleitorais e impedir que todos se acumulem para as últimas semanas.

Boa viagem Mestre Boal

Eu o conheci pessoalmente a cerca de seis ou sete anos quando veio para Ribeirão no teatro de Arena para explicar sobre a técnica do teatro do oprimido, na época eu fazia teatro e me surpreendi com esse teatro revolucionário, morre o homem, mas fica o seu legado e exemplo de homem de luta e perseverança por um mundo melhor, vai deixar saudades...

Por Fábio Henrique Granados Sardinha