19 junho 2009

Chapa “Da Unidade” vence na Federal do Mato Grosso do Sul

Sex, 19/06/09 12h36

Através da disputa entre as chapas “Da Unidade Vai Nascer a Novidade” - encabeçada pela UJS e composta por acadêmicos de todos os centros da universidade - e a chapa “A UNE é para lutar”, ligada à corrente Articulação de Esquerda - PT, os estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS escolherem os representantes para o 51° Congresso da UNE, nesta quarta – feira, dia 17. A votação aconteceu durante dia inteiro na universidade, finalizando às 20 horas com um resultado expressivo nas urnas - ao todo, 699 alunos votaram, 30 deles nulos e brancos. A chapa “Da Unidade” obteve 595 votos, totalizando em 5 delegados e “A UNE é para lutar” 74 votos, 1 delegado.
O movimento “Da Unidade Vai Nascer a Novidade” em Mato Grosso do Sul é amplamente composto por várias lideranças estudantis e conseguiu aglutinar os principais DCEs da capital, Campo Grande, fazendo juz ao nome.
Nesta fase final, o movimento reunirá seus militantes e delegados para debater a tese todos os finais de semana. “É a primeira vez que Mato Grosso do Sul organiza uma grande bancada em torno de um movimento. Movimento expressivo não apenas em números, mas também em discussão política em defesa da luta dos estudantes”, relata Rafaela Muniz, coordenadora do movimento em MS.


Mais de 5 mil manifestantes pediram saída da PM da USP








Estudantes, professores e funcionários das universidade de São Paulo (USP), Estadual Paulista (Unesp) e Estadual de Campinas (Unicamp) foram às ruas, nesta quinta-feira (18), reivindicar a retirada da Polícia Militar (PM) do campus da USP, a renúncia da reitora Suely Vilela e o retorno das negociações. De acordo com a organização do ato, mais de cinco mil pessoas participaram da atividade, que saiu da Avenida Paulista em direção ao Largo de São Francisco.
Movimento pede também a reúncia da reitora

''Nossas expectativas foram todas superadas. Esperamos que, com essa demonstração de força, a reitora renuncie, pois está claro que ela não tem condições políticas de permanecer à frente da instituição'', disse Magno de Carvalho, diretor do sindicato dos funcionários da universidade (Sintusp), ao Vermelho.

De acordo com o dirigente a Associação dos Docentes da USP (Adusp), Marcos Magalhães, a presença da PM no campus é uma froma de intimidação e um ''atentado contra o espírito da USP, que é de diálogo e discussão''. O professor afirma que a convocação da polícia tem uma conotação política. ''Eles não foram acionados pela reitora e é uma quebra de um paradigma de que as coisas se resolvem pelo diálogo e não pela força'',

33º Congresso da UCE elege novo presidente

Foi realizado na cidade de Joaçaba, nos dias 13 e 14 de Junho, o 33º Congresso da UCE. Os estudantes catarinenses, ali representados pelos delegados de cada Instituição de Ensino Superior do Estado, elegeram o acadêmico de Direito, Vander Rodermel, o novo presidente da UCE

Vander Rodermel, novo presidente da UCE

Após diversos debates sobre políticas de acesso e permanência ao ensino superior, Reforma Universitária da UNE, ampliação com qualidade das universidades públicas e o cenário político estadual, os estudantes puderam também compreender um pouco mais do papel de cada um na União Catarinense dos Estudantes.

O Congresso contou com a presença do Deputado Federal Claudio Vignatti, relator do projeto de reconstrução do prédio da UNE na Praia do Flamengo e o Deputado Estadual Pedro Uczai, Presidente da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa de SC. “Este Congresso é um marco importante para a história da UCE, pois inicia as comemorações dos seus 60 anos, com um olhar para as principais pautas políticas da educação em SC. A principal marca da gestão que se encerra, a regulamentação do Artigo 171 da Constituição Estadual, que prevê bolsas de estudo, será também uma das grandes lutas desta próxima gestão”, declara Clarissa Peixoto, presidente da entidade.

Após os debates quatro chapas se inscreveram, sendo retirada logo em seguida a chapa da ''Juventude Avançando”. A Chapa de nome ''Unidade Popular'' foi eleita com 105 votos. Com 53 votos a chapa ''UCE em Movimento'' e com 13 votos a chapa ''Novos Caminhos''.

Segundo Vander Rodermel, este Congresso consolida ainda mais a UCE e a prepara para as próximas lutas que estão por vir. “Os desafios são muitos, mas não falta disposição para percorrer o Estado, colocar a UCE na sala de aula e dialogar com os estudantes sobre o futuro do ensino superior em nosso Estado. Precisamos fazer com que os estudantes conheçam ainda mais a UCE,e que vejam na entidade um instrumento de força e apoio a todas e todos, na luta por uma educação de qualidade, inclusiva e comprometida com o desenvolvimento catarinense”, afirma.


FONTE VERMELHO
13º Congresso da Associação Matogrossense dos Estudantes Secundaristas elege novo presidente


Rarikan Heven estará a frente da entidade nos próximos dois anos

Nos dias 13 e 14 de junho, ocorreu na cidade de Poconé – MT, o 13º Congresso da Associação Matogrossense dos Estudantes Secundaristas (AME), entidade que completou 62 anos em 2009.
O Congresso reuniu mais de 400 pessoas, contando com representantes das principais cidades de Mato Grosso: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Pontes e Lacerda, Cáceres, Sinop e São Jose do Povo.

"Na condução desse processo cabe destacar o papel fundamental do ex-presidente da entidade, Celso Cunha, que abriu a AME para as diversas correntes do movimento estudantil, conduzindo um processo transparente e democrático em conjunto com a UBES, sendo um dos principais responsáveis por esse congresso histórico", disse Rarikan Heven, presidente eleito da entidade.
Várias correntes do movimento estudantil marcaram presença no evento, que contou na programação na manhã de sábado com mesa de abertura e debate sobre a Conferência Nacional de Educação.

No período da tarde ocorreram os Grupos de Trabalho que encaminharam as propostas. A atividade tem papel fundamental para impulsionar o movimento estudantil secundarista para as lutas no estado nos próximos dois anos.


Da Redação
9º Congresso da UEE elege seu novo presidente


Durante a plenária final ainda foi escolhida qual será a atuação da UEE-SP nos próximos dois anos


Depois de dois de discussões sobre os rumos do movimento estudantil paulista e comemorar os 60 anos da UEE-SP, estudantes elegeram a nova diretoria executiva da entidade. Com 255 votos, Carlos Eduardo Siqueira Pinheiro foi eleito presidente.


Durante a plenária final ainda foi escolhida qual será a atuação da UEE-SP nos próximos dois anos. Carlos Eduardo tem 24 anos e é estudante de filosofia da Universidade São Judas.
Além disso, o novo presidente já tem uma trajetória dentro do movimento estudantil. Em seu discurso, Carlos ressaltou a importância da gestão eleita no aniversário de 60 anos da UEE-SP e seu papel em combater o neoliberalismo, além, é claro, lutar pelos direitos dos estudantes.
"Nós, nos próximos dois anos, ocuparemos as universidades para colocar os filhos da classe trabalhadora dentro delas. Ocuparemos cada sala de aula para construir uma UEE combativa, de luta e que vai derrotar José Serra", disse ele.


Com todo gás para dar continuidade ao trabalho da entidade, Carlos conversou com o EstudanteNet sobre suas expectativas.


EstudanteNet: Como foi a indicação do seu nome para a presidência da UEE?Carlos Eduardo: Foi uma discussão do próprio grupo, onde foram analisados os pontos positivos e negativos de algumas pessoas. Após essa série de discussões, o meu nome foi eleito por unanimidade dentro da chapa.


Quais são as diretrizes da nova executiva da UEE-SP?Continuaremos lutando pela aprovação do projeto de Reforma Universitária junto com a UNE, lutaremos por todas as resoluções aprovadas no CONEB e conscientizaremos os estudantes de todo o estado da importância da organização e participação dentro do movimento estudantil com a criação de C.A´s e D.A´s. Além disso, temos um grande projeto, semelhante ao da UNE, de levar uma Caravana da cidadania a todo o estado de São Paulo, neste projeto serão abordados diversos temas como cultura, saúde, esporte, entre outros.


Da Redação