19 agosto 2009

Entidades estudantis mobilizam mais de mil pessoas em Chapecó (SC)




A União Municipal de Estudantes Secundaristas da cidade de Chapecó-SC, com o apoio da União Catarinense dos Estudantes - UCE, UNE, UBES, e demais entidades dos movimentos sociais e sindicais, organizaram uma grande manifestação com mais de mil pessoas em frente à empresa da Sadia.
Os estudantes, maioria na manifestação, participaram ativamente, mesmo sob o sol forte. "Existem pessoas na sociedade que adoram dizer aos quatro cantos que o movimento estudantil não existe mais, que os estudantes se calam diante dos acontecimentos no Brasil. Mas estamos mobilizados aqui em Chapecó, hoje, com mais de mil estudantes universitários e secundaristas para dizer que movimento estudantil existe, sim. Vamos às ruas e estamos presentes no cotidiano das lutas", afirmou Vander Rodermel, presidente da União Catarinense dos Estudantes.

Globo X Record: nessa baixaria os dois lados "têm razão"

As escaramuças entre a Rede Globo e a TV Record produziram um acontecimento no mínimo inusitado: uma baixaria em que os dois lados, no afã de jogar a sujeira do outro no ventilador, têm rompantes de sinceridade.

Nos veículos das Organizações Globo, seguidos por outros como a Folha de S. Paulo, espocaram manchetes nos últimos dias sobre processos contra o bispo Edir Macedo, dono da Record, sobre a ligação desta com a Igreja Universal e prováveis vinculações do dinheiro dos fiéis com o império de comunicação. O Jornal Nacional desta quarta-feira emendou de primeira.

Nas palavras de Fátima Bernardes, "Edir Macedo deu outro destino ao dinheiro doado à Igreja Universal", ao que segue a matéria que busca provar, através de imagens da pregação feita em cultos, que a "religião é apenas um pretexto para arrecadação de dinheiro". De fato, é difícil não considerar a hipótese de haver ligação entre uma coisa e outra e, mais ainda, desconhecer que igrejas podem, eventualmente, fazer o diabo para arrancar dinheiro dos seguidores.

25 anos da UJS: plenária nacional traçará calendário de comemorações

A plenária nacional da UJS, que está convocada pela executiva para os dias 8 e 9 de setembro, na cidade do Rio de Janeiro, abordará uma série de temas que nortearão as atividades neste segundo semestre, dentre os quais se destaca o plano de comemorações dos 25 anos da entidade. A ideia a ser debatida é transformar setembro no mês de comemorações do aniversário, estabelecendo uma agenda com atividades nacionais e locais.

"Existem datas na história de uma Organização que são marcantes e os 25 anos são uma delas. Não existe no Brasil uma experiência de entidade política juvenil, com as características da UJS, que tenha sido tão longeva e tão exitosa. Por isso, há muito o que comemorar", diz Marcelo Gavião, presidente nacional."Além disso, hoje a UJS é uma entidade com forte presença em vários setores de atuação da juventude. Essa data deve ser um momento para mostrar força e divulgar nossas ideias para a sociedade, filiar milhares de jovens. Enfim, é uma ocasião para realizarmos atividades externas, ocuparmos ruas e praças, demonstrar o lastro político que temos e ampliar nossas relações", finaliza Gavião.

UBES apóia Petrobras e convoca 12° CONEG

Junto com o CONEG acontece o 1º Encontro Latino Americano de Estudantes Secundaristas. Fórum deliberativo da entidade reunirá grêmios para definir as últimas ações desta gestão

No ultimo dia 20 de julho, em reunião da executiva da UBES, a direção da entidade convocou o 12º Conselho Nacional de Entidades Gerais, concomitante, ocorre o 1º Encontro Latino Americano de Estudantes Secundaristas, os eventos acontecerão no Rio de Janeiro em 05, 06 e 07 de Setembro.

Na reunião da diretoria foi aprovado a comissão de programação para o CONEG e o regimento interno do congresso. Diversos temas foram tratados na reunião, entre eles: A Petrobras e a importância das empresas estatais, a defesa do investimento do Pré-sal na Educação, além das defesas da soberania nacional e do patrimônio público.

A entidade, em conjuntura, declara apoio a Petrobras, pois entende a importância da estatal para o desenvolvimento do país, tal como a exploração do pré-sal em beneficio da sociedade brasileira, implicando seus recursos a educação. A UBES ainda declara seu apoio ao blog da estatal como fonte de informação e combate ao monopólio da grande mídia.

A UBES ainda ressalta os avanços que o pais teve na educação. Continua sua luta em defesa do fim do vestibular, do REUNE, PróUni e defende políticas publicas e metas para 1ª Conferência Nacional de Educação. Por fim, a entidade ainda aprovou a bandeira de comemoração ao dia do estudante em 11 de agosto, data em que estudantes do Brasil inteiro vão para ruas defender as bandeiras da jornada de lutas da entidade.

Fonte: Do EstudanteNet