07 agosto 2008

FURB Federal define estratégias para o semestre


Após um primeiro semestre de êxito na sensibilização e mobilização das comunidades universitária e regional, o Comitê FURB Federal definiu o Plano de Ação para o segundo semestre de 2008.



“Os resultados da consulta pública realizada em maio nos demonstraram que o Movimento conseguiu transformar a proposta de inclusão da Região do Vale do Itajaí no Plano de Expansão do Ensino Superior Federal em prioridade de toda a comunidade regional. As declarações proferidas na Câmara de Vereadores de Blumenau pela senadora Ideli Salvatti, quanto ao empenho para garantir avanços na inclusão do pleito na agenda do MEC, demonstram que a organização, a ação estratégica e a busca de articulação do Movimento pela Federalização da FURB está no caminho correto”, avalia o coordenador do Comitê, professor Valmor Schiochet .



Outro avanço importante na avaliação do Comitê relatado pelo coordenador foi a decisão conjunta dos Conselhos Universitário e de Administração, que aprovaram a institucionalização da Proposta FURB Federal como ação estratégica da Universidade e de sua Fundação.



Durante o mês de julho, o Comitê redefiniu sua linha de atuação para o próximo semestre, concentrando os esforços em quatro ações estratégicas: garantir a criação de Comissão de Trabalho, com participação do MEC, UFSC, FURB e Comitê, para elaboração de projeto que contemple o resultado do Plebiscito; manter a mobilização das comunidades universitária e regional; promover debate sobre a Universidade Pública e os desafios da construção de um projeto para a FURB (incluindo sua inserção na política de Ensino Superior Federal e seu compromisso com a comunidade regional) e fortalecer o Comitê como instrumento organizativo e operativo do Movimento Pró-Federalização.



“Desta forma, o Comitê fortalece a estratégia de negociação com o Governo Federal com vistas à criação de Grupo de Trabalho para desenvolver o projeto que incluirá a Região do Vale do Itajaí no Plano de Expansão do Ensino Superior Federal, destacando o resultado da consulta popular realizada. Caso seja necessário, o Comitê está disposto a realizar atividades destinadas a sensibilizar o MEC, em Brasília. No entanto, sem deixar de lado a mobilização e a organização do movimento na Universidade e na Região”, destaca Schiochet.



Durante o Grito dos Excluídos, (em 7 de setembro) momento já tradicional de manifestação do Comitê, a campanha regional será retomada (com o abaixo-assinado e as cartas de apoio). Na Universidade, o Comitê planeja um conjunto de eventos com a participação de pensadores reconhecidos nacionalmente para debater o futuro da Universidade Pública. Além disso, aproveitará o momento eleitoral para fortalecer a proposta junto aos candidatos e secções partidárias de Blumenau e da Região.



“Até agora cumprimos a tarefa mais fácil, convencer as comunidades universitária e regional de que a proposta do Comitê é importante e deve ser tratada como uma prioridade política. Com este entendimento, entramos no momento mais difícil, que exigirá mais mobilização e demonstração de força: convencer o Governo Federal (MEC) de que a nossa proposta é uma contribuição relevante para a ampliação da política de expansão da universidade pública”, afirma o coordenador.



O Plano de Ação pode ser acessado pela página www.furb.br/furbfederal

Nenhum comentário: