30 julho 2009

União da Juventude Socialista repudia o golpe militar em Honduras

A UJS expressa seu repúdio ao golpe militar ocorrido em Honduras no último domingo, 28 de junho de 2009, que arrancou o presidente Manuel Zelaya de seu posto, e manifesta sua solidariedade ao povo daquele país.

O odioso movimento golpista vem na contra-mão da ampliação da democracia na América Latina e mereceu ampla condenação internacional. Leia íntegra da nota.Uma das marcas mais tristes do século XX na América Latina foram as ditaduras militares, instauradas a partir de golpes, mantidas com repressão e intolerância. Foram milhares de jovens, censurados, torturados, desaparecidos e mortos em defesa da independência nacional, pelo direito de lutar. A União da Juventude Socialista nasceu dessa luta pela redemocratização do nosso país e marcadamente nos identificamos com os jovens que tombaram combatendo no Araguaia.

Hoje, vivemos uma nova época, com mais direitos, mais condições para transformar a América Latina em um local melhor para viver. Em nome dos libertadores do nosso país e do nosso continente – Che, José Bonifácio, Osvaldão, Helenira Rezende e tantos outros -, não permitiremos que a violência e a intolerância voltem a calar a vontade do povo. Condenamos veemente o golpe sofrido pelo presidente hondurenho Manuel Zelaya. O seu “erro” foi promover uma consulta ao povo sobre a possibilidade de realização de uma nova constituinte. As mudanças constitucionais por meio de plebiscitos e referendos são muito importantes para a democracia, especialmente em países que tiveram suas histórias marcadas pela falta de participação popular. A Juventude brasileira não permitirá que o século 21 tenha a mesma marca.

Os tempos são outros, a América Latina não tolera mais a imposição e a repressão. Estamos nos tempos de aprofundar nas mudanças, nunca de retroceder, de superar a crise econômica mundial e redesenhar a geopolítica mundial, de integrar o continente e desenvolver as nações com soberania e sustentabilidade, com avanços civilizacionais. Toda a solidariedade ao povo hondurenho. Pela recondução do Presidente Zelaya para cumprir o que o povo determinou nas últimas eleições. Viva a unidade da América Latina.

União da Juventude Socialista

Nenhum comentário: