18 fevereiro 2009

17 de fevereiro de 2009

Reitoria do Centro Universitário de Brusque (SC) fecha as portas de DCE

Estudantes, impedidos de entrar em sua sede, protestam contra a falta de democracia na instituição
Na manhã de 6 de fevereiro, estudantes do Centro Universitário de Brusque (Unifebe), em Santa Catarina, foram surpreendidos por uma decisão da reitoria. Um segurança impedia a entrada de alunos na sede do Diretório Central dos Estudantes (DCE).
Segundo o presidente do DCE, Danilo Visconti, o local havia sido retomado pela gestão eleita da entidade, após uma dupla de estudantes que não formavam a gestão ter se apossado do espaço, no dia anterior. "Chegando lá, encontramos os dois indivíduos "tocando" o diretório, sem possuir nenhuma documentação legal para tal fim, apenas a "autorização" da gestão administrativa da Unifebe".

Danilo informou ainda que, no mesmo dia, os estudantes chegaram a um consenso e que os referidos acadêmicos invasores deixariam a sala do DCE e entregariam as chaves para a diretoria legalmente eleita.

"Mas no momento de nos devolverem as chaves do DCE, os estudantes que haviam invadido o local fugiram correndo. Amparados pela reitoria, eles passaram
pela grade que separa o DCE, e logo após, o segurança e o funcionário da instituição trancaram todos os demais acadêmicos no recinto. Antes mesmo de a grade ser fechada pelos funcionários, os acadêmicos pressionaram-na e um estudante conseguiu uma brecha entre as grades, e ao tentar deslocar-se para o lado de fora, foi atingindo de forma violenta na boca".

A Policia Militar foi acionada em seguida e orientou a todos que não registrassem o Boletim de Ocorrência no local, e sim, que se encaminhassem até a Delegacia de Policia Civil.
Danilo Visconti informou que a gestão da entidade "DCE PARA TODOS! Saudações a quem tem coragem" buscará amparo no Poder Judiciário para combater o que classificou como "mais um ato antidemocrático na Unifebe".Da RedaçãoCom blog Imprensa UCE



Nenhum comentário: