19 junho 2009

33º Congresso da UCE elege novo presidente

Foi realizado na cidade de Joaçaba, nos dias 13 e 14 de Junho, o 33º Congresso da UCE. Os estudantes catarinenses, ali representados pelos delegados de cada Instituição de Ensino Superior do Estado, elegeram o acadêmico de Direito, Vander Rodermel, o novo presidente da UCE

Vander Rodermel, novo presidente da UCE

Após diversos debates sobre políticas de acesso e permanência ao ensino superior, Reforma Universitária da UNE, ampliação com qualidade das universidades públicas e o cenário político estadual, os estudantes puderam também compreender um pouco mais do papel de cada um na União Catarinense dos Estudantes.

O Congresso contou com a presença do Deputado Federal Claudio Vignatti, relator do projeto de reconstrução do prédio da UNE na Praia do Flamengo e o Deputado Estadual Pedro Uczai, Presidente da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa de SC. “Este Congresso é um marco importante para a história da UCE, pois inicia as comemorações dos seus 60 anos, com um olhar para as principais pautas políticas da educação em SC. A principal marca da gestão que se encerra, a regulamentação do Artigo 171 da Constituição Estadual, que prevê bolsas de estudo, será também uma das grandes lutas desta próxima gestão”, declara Clarissa Peixoto, presidente da entidade.

Após os debates quatro chapas se inscreveram, sendo retirada logo em seguida a chapa da ''Juventude Avançando”. A Chapa de nome ''Unidade Popular'' foi eleita com 105 votos. Com 53 votos a chapa ''UCE em Movimento'' e com 13 votos a chapa ''Novos Caminhos''.

Segundo Vander Rodermel, este Congresso consolida ainda mais a UCE e a prepara para as próximas lutas que estão por vir. “Os desafios são muitos, mas não falta disposição para percorrer o Estado, colocar a UCE na sala de aula e dialogar com os estudantes sobre o futuro do ensino superior em nosso Estado. Precisamos fazer com que os estudantes conheçam ainda mais a UCE,e que vejam na entidade um instrumento de força e apoio a todas e todos, na luta por uma educação de qualidade, inclusiva e comprometida com o desenvolvimento catarinense”, afirma.


FONTE VERMELHO

Nenhum comentário: