06 março 2009

Maior cineasta da China faz filme sobre 60 anos da Revolução
O chinês Zhang Yimou — diretor de obras clássicas como Lanternas Vermelhas, Herói e O Clã das Adagas Voadoras — vai dirigir o filme comemorativo do 60º aniversário da República Popular da China. A notícia, anunciada pela televisão chinesa, consagra o retorno de um cineasta considerado por muito tempo dissidente do regime comunista vigente no país.

Segundo o assistente do diretor, Pang Liwei, Zhang estaria avaliando atualmente três roteiros, todos já aprovados pelos órgãos estatais. Operário têxtil durante a Revolução Cultural, o diretor foi por muito tempo hostilizado pela censura do Estado. Foi o caso de seu filme de estreia, O Sorgo Vermelho, que venceu o Urso de Ouro no Festival de Berlim, mas foi inicialmente censurado na China.
Já o longa Tempo de Viver, vencedor do Festival de Cannes em 1994, também foi censurado, e o diretor foi proibido de receber pessoalmente o prêmio. Nos últimos anos, porém, ocorreu uma reaproximação entre o diretor e o governo chinês, que aprovou o seu filme Herói, épico sobre as artes marciais, e lhe entregou a direção da cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Pequim, em junho de 2008.

Considerado o maior cineasta chinês da atualidade, Yimou também foi convidado para dirigir a coreografia dos fogos de artifício e da parada militar na Praça Tienamen (Paz Celestial). Os eventos serão realizados no dia 1º de outubro para o 60º aniversário da República Popular chinesa.

Nenhum comentário: