06 março 2009

Recessão eliminou 2 milhões de empregos em 3 meses nos EUA
Fonte: Departamento do Trabalho, EUA 7,9%
A economia norte-americana suprimiu 1,987 milhão postos de trabalho entre dezembro e fevereiro, informou nesta sexta-feira (6) o Departamento do Trabalho. Além de apresentar os números de fevereiro – 651 mil empregos a menos –, o órgão governamental revisou para pior os dados de dezembro e janeiro. A taxa de desemprego no país chegou a 8,1%, a maior desde dezembro de 1983.

Em dezembro, foram liquidados 681 mil empregos e não 577 mil como se acreditava anteriormente. Foi o pior nível desde 1949. Em janeiro desapareceram 655 mil vagas, e não 598 mil como indicava a estimativa.
Veja o gráfico ao lado: nos cinco meses a partir de outubro, quando a crise atingiu sua fase aguda, os EUA perderam cerca de 3 milhões de empregos, em praticamente todos os segmentos da economia. Faz 14 meses que o número de postos de trabalho diminui sem cessar na economia número um do capitalismo mundial.

O dado de fevereiro corrigiu ligeiramente, para pior, expectativa dos analistas, que era de 640 mil postos de trabalho eliminados. A taxa de desemprego prevista era de 7,9%.
Em números absolutos, a quantidade de desempregados nos EUA subiu para 12,5 milhões no mês passado. Nos 12 meses até fevereiro, o contingente de desempregados cresceu em cerca de 5 milhões de pessoas, e a taxa de desemprego subiu 3,3 pontos percentuais, segundo o departamento.

Nenhum comentário: