31 março 2009

Fotos da Jornada de Lutas da UBES UNE 2009 junto de diferentes partidos e movimentos sociais em Sao Paulo






Veja mais informaçoes sobre as manifestaçoes que vao acorrer nos proximos dias em diversas cidades do pais.

Mais de 20 fotos revelam ato dos 20 mil contra crise em SP

Indignação, barulho e criatividade foram as marcas do protesto que reuniu 20 mil pessoas pelas ruas de São Paulo nesta segunda-feira (30) — Dia de Mobilização e Luta em Defesa do Emprego e dos Direitos Sociais. Centenas de sindicatos, entidades estudantis, populares e do campo realizaram uma verdadeira festa da unidade dos movimentos sociais brasileiros contra a crise. Com irreverência, dezenas de manifestantes deixaram claro que os trabalhadores não vão pagar pela crise do capitalismo.


Fotos: Carla Santos e Vanessa Stropp.

Foto panorâmica do Masp: UOL.

DCEs do Rio de Janeiro convocam 15o. Congresso da UEE-RJ !

Neste domingo, diversos DCEs de todo o estado do Rio de Janeiro se reuniram no Castelinho do Flamengo para dar início a organização do 15o. Congresso da UEE-RJ. Foi definida a Comissão organizadora do Congresso que contará com membros de 35 DCEs de todo o estado e terá a tarefa de definir até o dia 29 de abril a data e o local do Congresso.


No encontro, que contou ainda com a presença da vereadora Clarissa Matheus, os estudantes debateram a importância da participação da juventude na política e aprovaram uma moção de repúdio ao Clube Militar. Leia abaixo a moção na íntegra.

Moção de Repúdio ao Clube Militar

Nesta terça-feira, o clube militar do Rio de Janeiro realizará um ato de comemoração dos 45 anos do golpe militar de 1964. Segundo o Clube Militar serão comemorados os 45 anos da "gloriosa revolução democrática de de 64".

O Movimento Estudantil repudia este ato do clube militar. Não podemos aceitar a negação da nossa história. Não podemos esquecer dos jovens que foram torturados e mortos pela ditadura militar. Não podemos esquecer de Edson Luis, Honestino Guimarães, Stuart Angel e Helenira Rezende entre tantos outros. Não podemos esquecer do incêndio da sede da UNE, primeiro ato da ditadura militar.

Por tudo isso, a juventude carioca está convocada para no dia 31 de março manifestar seu repúdio ao clube militar e exigir a imediata abertura dos arquivos da ditadura.

Viva a Democracia !!

Viva o Movimento Estudantil !!
http://ueerio.blogspot.com/2009/03/dces-do-rio-de-janeiro-convocam-15o.html

28 março 2009

Atos contra os efeitos da crise na educação inicia Jornada de Lutas pelo país



Entre os dias 30 de março e 3 de abril estudantes e movimentos sociais vão ocupar as ruas das capitais do Brasil por mais investimentos em Educação; por uma nova legislação para a meia-entrada, sem restrições de direitos; pela manutenção da qualidade de ensino nas instituições particulares de ensino superior, em defesa da intervenção do Estado para evitar abusos nos reajustes de mensalidade, pelo fim do vestibular e a aprovação do Projeto de Lei de Reserva de Vagas nas universidades públicas. Além dessas bandeiras, cada estado inclui as suas lutas nas manifestações.

A UNE e UBES tem como lema "Essa crise não é nossa. Queremos mais conquistas para a Educação"

leia mais http://www.une.org.br/

27 março 2009

Yeda, a pior governadora do país, enfrenta novos protestos


Nesta quinta (26), Yeda Crusius (PSDB), além de ter que responder ao resultado do Datafolha — onde a tucana aparece como a pior governadora do país entre outros 10 avaliados —, teve que ouvir os gritos de centenas de estudantes que foram às ruas da capital gaúcha. A manifestação deu continuidade aos protestos desta quarta (25) em Pelotas e Santa Maria pela campanha “Caras pintadas, Ella não pode continuar”. Na segunda (30), como parte do Dia de Mobilização e Luta em Defesa do Emprego e dos Direitos Sociais, os estudantes voltarão a pedir a cabeça da governadora.

Acima, Porto Alegre, abaixo, Pelotas: Yeda treme

Na capital, os estudantes partiram do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, no bairro Santana, percorreram as avenidas João Pessoa e Salgado Filho, e chegaram em frente ao Palácio Piratini, no Centro. “Foi uma grande vitória na nossa primeira manifestação pública na volta das caras pintadas reunir este grande número de pessoas”, afirmou Juliano Medeiros, diretor de movimentos sociais da UNE, presente na manifestação.

Conforme Juliano, a caminhada marcou a apresentação à sociedade de uma carta, assinada por mais de 20 entidades estudantis, que pede a apuração das denúncias contra a tucana e exige sua saída imediata do executivo estadual. O documento foi entregue ao presidente da Assembléia Legislativa, deputado Ivar Pavan (PT), no último dia 5, dia que também marcou o lançamento da campanha “Caras pintadas, Ella não pode continuar”.
A carta foi lida parcialmente durante o percurso por líderes estudantis que se revezavam ao microfone. A pesquisa Datafolha também foi mencionada. Os manifestantes carregavam cartazes e algumas bandeiras de partidos de esquerda, e tinham adesivos Fora Yeda colados nas camisetas. A população nas ruas manifestava apoio ao protesto.

30 de Março: a juventude não vai pagar pela crise

Qui, 26/03/09 15h17


Nesta segunda feira, 30 de março, os movimentos sociais ocuparão as ruas nos quatro cantos do país para dar o recado: "Essa crise não é nossa! Queremos mais investimentos!". Por indicação de plenária realizada no Fórum Social Mundial, em diversas outras nações acontecerão atividades semelhantes.



Leia mais http://www.ujs.org.br/
Conferência Nacional de Educação – qual será o centro do debate?

Qui, 26/03/09 10h51

Márcio Cabral, diretor de movimento estudantil universitário da UJS, escreve em artigo sobre a importância da Conferência Nacional de Educação e do elemento que considera central nos debates educacionais do próximo período: "a ampliação da educação e a sua tarefa pública frente aos interesses privados e fragmentados que permeiam esta discussão".

leia mais www.ujs.org.br
UJS quer mobilizar 1 milhão para o próximo Congresso da UNE

A União da Juventude Socialista (UJS) realizou, dias 23 e 24 de março, o maior Encontro Nacional de Estudantes Universitários de sua história. O evento, que ocorreu na capital de São Paulo, reuniu quase 300 lideranças e deu a largada no processo de mobilização da UJS para o 51º Congresso da UNE. Entre as decisões, está o desafio de mobilizar mais de 1 milhão de estudantes no processo do congresso. Segundo a presidente da UNE, Lúcia Stumpf, dois milhões de estudantes devem participar do 51º Congresso da UNE.

O movimento “Da Unidade Vai Nascer a Novidade”, lançado pela UJS para o Congresso da UNE, terá o desafio de ultrapassar o número de um milhão de votantes na soma das eleições que realizar para o 51º Congresso da UNE.

“Essa meta não é por acaso, mas por exigência da conjuntura política. Fortalecer a UJS e a UNE é fundamental para conduzir a luta da juventude contra os efeitos da crise, para influenciar e fazer vitorioso um programa de mudanças profundas em nosso país nas eleições de 2010. Mudanças que nos aproximem do nosso objetivo estratégico, que é a construção de uma sociedade socialista”, reforçou Marcelo Gavião, presidente da UJS.

A crise econômica foi tema de destaque do encontro da UJS. Segundo Dilermando Toni (Diler), convidado para apresentar o debate no encontro e membro do Comitê Central do PCdoB, o Brasil tem as melhores condições acumuladas para enfrentar a situação. Ele levantou o importante papel que a China tem jogado no mundo, despontando como país em ascensão e que pode emergir mais bem posicionado da crise no jogo de poder mundial. Para ele, o socialismo é a saída de fundo para solução das contradições do sistema capitalista.

O palestrante também se deteve na tática que os comunistas defendem para o momento: a conformação de um novo pacto político. "Temos que formar uma frente ampla a partir de um pacto político e social. Assim levaremos enorme vantagem. Dizem que o Brasil tem melhores condições de enfrentar a crise justamente porque não adotou integralmente o neoliberalismo e preservou bancos públicos importantes, estatais importantes, como a Petrobras. Precisamos unir forças e aproveitar o momento para derrotar o capital financeira e conduzir o país à saída crise”, disse.

25 anos da UJS no ME

A tarde, os debates recordaram a trajetória de organização dos jovens socialistas no movimento estudantil (ME) universitário, abordando acertos e erros desses 25 anos. Os palestrantes foram Ricardo Abreu (Alemão), Júlio Vellozo e Fernando Nindsberg, todos dirigentes da UJS em fases distintas.

Abreu Alemão fez um resgate histórico da formação da UJS, sucessora da “Viração” do início dos anos 80, e herdeira do trabalho realizado entre os universitários pela Ação Popular (AP). O dirigente também lembrou a atualidade da sistematização elaborada no 10º Congresso da UJS que elenca dez pontos da concepção dos jovens socialistas sobre a ação no ME.

Para Fernando Nindsberg, os desafios da atual geração são ainda maiores do que os anteriores, pois as necessidades para uma corrente revolucionária são crescentes. Também apontou a capacidade de ser “contemporânea” como uma das razões do sucesso da entidade entre os jovens.

Júlio Vellozo frisou que a ousadia é fundamental para o movimento juvenil, em particular para a ação entre os universitários e lembrou as alterações nas regras eleitorais da UNE, a retomada da sede no Flamengo e a manifestação de 16 de agosto de 2005 como exemplos de coragem política.

24 março 2009

Lançado o CUCA - UNIVILLE


Na última quinta-feira, dia 19 de março, foi feita a primeira reunião do coletivo CUCA - UNIVILLE, estiveram presentes alunos(as) dos cursos de artes, história e letras da universidade. Foi a nossa primeira reunião, mas certamente mais cursos passarão a integrar este grupo que se reuniu com a proposta de movimentar a universidade,criando, desenvolvendo e promovendo cultura e arte.Este blog foi criado para ser um espaço de divulgação e de troca de informação sobre o CUCA, sinta-se a vontade para se manifestar e mandar contribuiões!


Postado por CUCA

22 março 2009

Encontro histórico debaterá a trajetória e os objetivos da UJS no ME Universitário


Qui, 19/03/09 12h19
A UJS realizará seu Encontro Nacional de Estudantes Universitários nos próximos dias 23 e 24 de março, na cidade de São Paulo. São esperadas cerca de quatrocentas lideranças de todos os estados do país.O Encontro terá caráter histórico para a militância da União da Juventude Socialista, trazendo à baila não apenas as questões da atual conjuntura, mas um resgate do movimento nas últimas décadas.


A ideia é debater a trajetória dos 25 anos de atuação da UJS no movimento universitário, identificando as contribuições, as eventuais deficiência e, principalmente, apontando os objetivos estratégicos da ação dos jovens socialistas no movimento estudantil.



leia mais http://www.ujs.org.br/





---
Chapa apoiada pela UJS vence eleições no DCE da UNIP em São Paulo
Sex, 20/03/09 12h32



Terminou na noite desta quinta-feira a eleição da nova diretoria do DCE da Universidade Paulista (UNIP) da capital.


A chapa "Da Unidade Vai Nascer a Novidade", apoiada pela UJS, venceu o pleito, obtendo cerca de 5700 votos.O primeiro desafio dos novos componentes do Diretório Central de Estudantes será organizar a participação no Coneg da UNE e a recepção de estudantes de todo o país, já que serão os enfitriões do evento que acontecerá unidade Paraíso da UNIP, nesse final de semana.


O processo eleitoral abrangeu os campus Paraíso, Vergueiro, Norte, bacelar, Cidade Universitária, Anchieta, Chácara Santo Antônio, Pinheiros e Tatuapé, demonstrando a força e a capilaridade do movimento estudantil nesta universidade. Em número de alunos, a UNIP é uma das maiores instituições privadas de ensino do país.


leia mais http://www.ujs.org.br/



---
UJS luta contra aumento de passagem em Campina Grande-PB

Qua, 18/03/09 17h48




Nesta semana, a juventude de Campina Grande, na Paraíba, iniciou sua jornada de lutas contra o aumento da passagem de ônibus municipal, de R$1,55 para R$1,70.

Na última quinta-feira, os empresários de ônibus conseguiram uma decisão liminar na 3ª Vara da Fazenda Pública de da cidade, obrigando a Prefeitura Municipal a executar o aumento.Isto causou a revolta dos estudantes que, na última segunda-feira(16/03), realizaram uma passeata com cerca de quatrocentos jovens, invadindo o terminal integrado de ônibus e realizando um ato em frente ao Sindicato das Empresas de Ônibus - Sitrans.
Na terça-feira(17/03), a ação dos estudantes dobrou de tamanho (cerca de 800 manifestantes) e realizaram duas passeatas, que se encontraram no centro da cidade, paralisaram o trânsito, realizaram outro ato em frente ao sindicato das empresas de ônibus e invadiram o prédio onde funcionam as Secretarias de Administração e Finanças.

-----

16 março 2009

Defensoria Pública: Direito Sonegado

Você sabe o que é uma Defensoria Pública?

É o órgão previsto pela Constituição Federal que garantiria às pessoas o acesso à Justiça. É considerada, ao lado do Ministério Público, essencial à democracia. Essa instituição tem a função de orientar e defender, em todos os graus, os necessitados e carentes.

O estado de Santa Catarina, porém, rasga todos os dias a Constituição ao sonegar mais esse direito da população. Milhares de catarinenses possuem um acesso à Justiça deficitário por essa posição vergonhosa do nosso governador.

A Uniao Catarinense dos Estudantes, juntamente com uma série de movimentos sociais, pastorais, movimentos estudantis e organizações em defesa dos direitos humanos, participou de uma ampla reunião, nesta sexta-feira, na CNBB(Confederação Nacional dos Bispos do Brasil), na qual foi encaminhada uma nova agenda de debates sobre esse tema.

Informe-se sobre seus direitos!

Apóie a criação da Defensoria Pública Catarinense.

UJS - São Bento do Sul no Cinema com idéias! Pipoca e Revolução !
Neste Domingo, dia 15 de março a UJS de São Bento do Sul – SC promoveu juntamente com o Centro de Saúde Integral Casa Vida, a exibição e o Debate do Filme Diários de Motocicleta. O Debate foi ministrado e organizado pelo Presidente Municipal da UJS, Daniel Gaspar, Membro do coletivo Catarinense da UBES e estudante do segundo ano no Colégio Bom Jesus.

A exibição abre o Projeto “Cinema Com Idéias” promovido mensalmente pelo Centro Casa Vida que convida vários profissionais nas diversas para debater filmes nos mais variados temas. Segundo o Psicólogo e Psicanalista Robson dos Santos Mello, Coordenador Geral do Projeto, a atividade “se insere no conjunto das ações práticas voltadas para o bem-estar, qualidade de vida, propagação da arte, das relações interpessoais, das idéias, e, sobretudo, da informação científica qualificada e da cultura em seu sentido mais amplo.”
Completa ressaltando a importância da mobilização da Juventude em Prol da Cultura “Esta tarde é um marco para o nosso Projeto, pois mesmo sendo a primeira exibição do ano quase superou o numero máximo de participantes que tivemos em um único filme na história do Projeto Cinema Com Idéias, que entra em seu segundo ano.”

O Estudante Secundarista e Militante da UJS, Erick Moro, destaca a importância do espaço democrático aberto para o debate posterior ao filme“ É necessário um espaço pra debate após o filme... Desse modo, um filme com conteúdo ideológico e/ou político, seja explícito ou implícito pode ser avaliado pelas pessoas presentes e a seguir os participantes podem decorrer sobre o ponto de vista do camarada.”

14 março 2009

Conservadorismo de deputados ameaça validação de diplomas da Elam no Brasil

Qui, 12/03/09 10h12

Tendo à frente o tucano Rafael Guerra (MG), um frupo de deputados federais ligados à saúde pretende impedir a validação, no Brasil, dos diplomas da Escola Latino-Americana de Medicina, sediada em Cuba.A ação dos parlamentares é uma reação á proposta do ministério da Educação, que criou um grupo para estudar a aceitação dos diplomas, inicialmente para os brasileiros que fizeram o curso. "É um absurdo, esses deputados estão na contramão do processo em curso na América Latina, que é de integração. Além disso, a medicina cubana é reconhecida em todo mundo, não há porquê vetá-la no Brasil", diz Titi Alvares, diretora de Solidariedade Internacional da UJS.

Leia a matéria publicada no jornal Folha de S. Paulo, no dia 10/3:Deputados querem barrar facilidade a diploma cubanoDeputados federais da bancada da saúde vão ingressar na Câmara com uma medida para barrar a intenção do governo de facilitar a revalidação no Brasil de diplomas de medicina obtidos na Elam (EscolaLatino-Americana de Medicina), de Cuba.

leia mais www.ujs.org.br
UJS convoca e divulga programação do Encontro Universitário
Qua, 11/03/09 10h25

Após o Conselho Nacional de Entidades Gerais (CONEG) da UNE, a UJS realizará, nos dias 23 e 24 de março, em São Paulo, o seu Encontro Nacional de Universitários, cujo objetivo é discutir a história de 25 anos de construção da UJS no movimento estudantil universitário e seu projeto estratégico para essa frente, além de preparar a militância para o 51º Congresso da UNE. "Não queremos encarar esse como mais um Congresso. Nosso objetivo é construir a maior mobilização já feita para um Congresso da UNE.

Consideramos que apenas assim, sem burocratismos, com muito convencimento político e muita disposição, estaremos a altura de enfrentar os desafios apresentados por uma conjuntura tão complexa, em que convivem uma grave crise econômica mas também grandes possibilidades de avanços para o país", diz Márcio Cabral, diretor de movimento estudantil universitário da UJS

11 de março de 2009
UBES pressiona senadores em defesa da reserva de vagas

A blitz nos corredores da Casa aconteceu nesta quarta-feira (11). Os estudantes foram recebidos pelo presidente do Senado, José Sarney.

Do gabinete de Sarney, eles seguiram para outros gabinetes, em busca de apoio para o projeto
A luta pela aprovação do projeto de lei da Câmara 180/08, que reserva 50% das vagas em universidades federais e estaduais para alunos egressos de escolas públicas ganhou novo gás nesta quarta-feira (11).



leia mais http://www.ubes.org.br/

09 março 2009

MANIFESTAÇÃO CONTA A "FOLHA DE SÃO PAULO"




O Blog DESABAFO BRASIL parabeniza ao Eduardo Guimarães pela iniciativa da manifestação contra a FOLHA DE SÃO PAULO. Uma nova forma de fazer manifestação, a força da BLOGOSFERA mostra a CARA para o Brasil. A GRADE MÍDIA sentiu o peso dos blogueiros, que unidos estão fazendo uma nova forma de jornalismo, com seriedade e honestidade, levando ao leitor a realidade sem maquiagem. Todos os blogueiros estão de parabéns por essa Ato Cívico. Um abraço, Daniel Pearl e Jussara Seixas.



Vermelho: Os manifestantes — cerca de 500 pessoas — denunciaram os laços íntimos entre a família Frias, proprietária do jornal, e a ditadura militar (1964-1985). Fizeram mais: renderam homenagens às vítimas dos “anos de chumbo” e rechaçaram o termo “ditabranda”, evocado pela Folha para relativizar o regime totalitário. Eram ex-presos políticos e familiares de vítimas da ditadura, lideranças partidárias, ativistas dos mais diversos movimentos da sociedade civil e de organizações não-governamentais.

-----------------

06 março 2009

8 de março: Em todo país, mulheres saem às ruas para exigir direitos

Recessão eliminou 2 milhões de empregos em 3 meses nos EUA
Fonte: Departamento do Trabalho, EUA 7,9%
A economia norte-americana suprimiu 1,987 milhão postos de trabalho entre dezembro e fevereiro, informou nesta sexta-feira (6) o Departamento do Trabalho. Além de apresentar os números de fevereiro – 651 mil empregos a menos –, o órgão governamental revisou para pior os dados de dezembro e janeiro. A taxa de desemprego no país chegou a 8,1%, a maior desde dezembro de 1983.

Em dezembro, foram liquidados 681 mil empregos e não 577 mil como se acreditava anteriormente. Foi o pior nível desde 1949. Em janeiro desapareceram 655 mil vagas, e não 598 mil como indicava a estimativa.
Veja o gráfico ao lado: nos cinco meses a partir de outubro, quando a crise atingiu sua fase aguda, os EUA perderam cerca de 3 milhões de empregos, em praticamente todos os segmentos da economia. Faz 14 meses que o número de postos de trabalho diminui sem cessar na economia número um do capitalismo mundial.

O dado de fevereiro corrigiu ligeiramente, para pior, expectativa dos analistas, que era de 640 mil postos de trabalho eliminados. A taxa de desemprego prevista era de 7,9%.
Em números absolutos, a quantidade de desempregados nos EUA subiu para 12,5 milhões no mês passado. Nos 12 meses até fevereiro, o contingente de desempregados cresceu em cerca de 5 milhões de pessoas, e a taxa de desemprego subiu 3,3 pontos percentuais, segundo o departamento.


A luta da cultura popular









Escrito por Eliane Silva Pinto
06-Mar-2009

Rap é Compromisso reuni duas mil pessoas em Alvorada – RS

Foi no domingo de muito sol sob um calor de 37°C e 1000° de Hip-Hop que aconteceu dia 22 de fevereio o projeto O Rap é Compromisso 6º edição Circuito Alvorada, onde White Jay e sua equipe reuniram aproximadamente duas mil pessoas com a participação de mais de 40 grupos divididos nos quatro elementos do Hip Hop. “Não esperávamos que o evento ficasse desse jeito, que tomasse esta dimensão, esta proporção, não imaginávamos que em pleno mês de carnaval, com esse calor, mobilizaríamos tanta gente de tantas quebradas”, falou White Jay.

Marcaram presença grupos da região metropolitana, da serra, do noroeste do estado, da França e Nova York.
Maior cineasta da China faz filme sobre 60 anos da Revolução
O chinês Zhang Yimou — diretor de obras clássicas como Lanternas Vermelhas, Herói e O Clã das Adagas Voadoras — vai dirigir o filme comemorativo do 60º aniversário da República Popular da China. A notícia, anunciada pela televisão chinesa, consagra o retorno de um cineasta considerado por muito tempo dissidente do regime comunista vigente no país.

Segundo o assistente do diretor, Pang Liwei, Zhang estaria avaliando atualmente três roteiros, todos já aprovados pelos órgãos estatais. Operário têxtil durante a Revolução Cultural, o diretor foi por muito tempo hostilizado pela censura do Estado. Foi o caso de seu filme de estreia, O Sorgo Vermelho, que venceu o Urso de Ouro no Festival de Berlim, mas foi inicialmente censurado na China.
Já o longa Tempo de Viver, vencedor do Festival de Cannes em 1994, também foi censurado, e o diretor foi proibido de receber pessoalmente o prêmio. Nos últimos anos, porém, ocorreu uma reaproximação entre o diretor e o governo chinês, que aprovou o seu filme Herói, épico sobre as artes marciais, e lhe entregou a direção da cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Pequim, em junho de 2008.

Considerado o maior cineasta chinês da atualidade, Yimou também foi convidado para dirigir a coreografia dos fogos de artifício e da parada militar na Praça Tienamen (Paz Celestial). Os eventos serão realizados no dia 1º de outubro para o 60º aniversário da República Popular chinesa.

03 março 2009

Manifestação mostra o descontentamento do estudante em relação ao aumento de preço da Cantina.



Na manhã da ultima quinta-feira representantes do Diretório Acadêmico Nove de Março, da Direção Geral da UDESC-Joinville e da Trattoria coral (empresa que administra a cantina) estiveram reunidos para mais uma rodada de negociações acerca dos preços a serem praticados no estabelecimento.

No entanto, o que mais marcou a reunião foi um grande ato realizado pelos estudantes momentos antes desta reunião.

Uma multidão de alunos empunhando faixas, fizeram um grande apitaço em frente ao prédio a direção, mostraram o grande descontentamento com o aumento de preços, e principalmente lançar uma grande campanha pela assistênciaestudantil em nossa universidade.

o movimento teve inicio com o começo das atividades letivas de 2009, quando para a surpresa de todos um informe trazia a informação que o almoço no Buffet livre subiria de 3,50 para 5,80 e o preço do quilo passaria de 6,90 para 14,50. Foram 3 semanas de intensa mobilização e uma assembléia geral com aproximadamente 180 estudantes que definiu ospassos da luta e elaborou a estratégia a ser seguida pelas negociações.

Luiz Cassol
Presidente do DANMA - UDESC Joinville-SC
Revista Veja: mau jornalismo e veneno contra a Reserva de vagas
Ter, 03/03/09 09h42
Estudantes mobilizados pela ReservaEm sua nova edição, a revista Veja faz pesadas críticas à proposta de reserva de vagas aprovada pela Câmara e que aguarda votação no Senado para as "próximas semanas", segundo a própria reportagem. Entitulada "Uma segunda opinião" - como se um projeto que tramita desde meados da década de 90 no Congresso não tivesse sido debatido -, da matéria escorrem o conservadorismo e o preconceito já consagrados no panfleto dos Civita.
De início, a jornalista Camila Pereira questiona se às universidades cabe o papel de "reparar injustiças históricas". E completa: "As universidades existiram desde sempre para produzir conhecimento. A produção de conhecimento de qualidade só é possível em ambientes de porta de entrada estreita e com regime de mérito".

Ontem e hoje: UNE em defesa da educação e contra a criminalização dos movimentos sociais
Nesta semana os movimentos sociais estão sofrendo um verdadeiro ataque midiático, com pouca fundamentação, muita especulação e, especialmente, uma forte carga de intenção em desacreditar os lutadores e lutadoras do povo brasileiro. As centrais sindicais são questionadas ao dar opinião sobre a crise financeira mundial, quando representam a opinião de milhões de trabalhadores, que sofrem impacto direto desta mesma crise.
O MST vem sendo achincalhado por veículos impressos e eletrônicos, acusado de crimes das mais diversas tipificações, sem o cuidado, por parte da mídia, de garantir ao menos fatos que sustentem a versão exposta pelos jornais, exigência mínima do jornalismo em tempos de democracia. E a UNE, entidade historicamente reconhecida pelo seu papel na construção da democracia do País, também é alvo desta campanha antimovimentos sociais

Diretoria da UCE chama CEE em Brusque No dia 19 de Fevereiro, às 13h horas, a executiva da UCE se reuniu na sede da entidade em Florianópolis para discutir algumas ações para o próximo semestre. Durante a reunião foi convocado o 33º Conselho Estadual de Entidades da UCE (CEE), que deve acontecer nos dias 04 a 05 de abril deste ano na cidade de Brusque. O local na cidade de Brusque para o CEE ainda será confirmado nas próximas semanas.

O CEE é a instância deliberativa da UCE, onde têm direito a voz e voto as entidades representativas de Instituições de Ensino Superior (IES) em Santa Catarina (DCE's, DA's e CA's).
Para se credenciar como delegado(a), o(a) representante da Entidade deverá apresentar no dia e local de recolhimento do Credenciamento: Ata oficial fornecida pela UCE, para indicação do(a) delegado(a) e seus(suas) suplentes, com o quorum mínimo de 50% (cinqüenta por cento) mais 1 (um) dos(das) diretores da Entidade que constarem registrados(a) na Ata de Posse. Além de uma cópia da ata de eleição e da ata de posse da diretoria da Entidade autenticada em cartório, com prazo de mandato em dia. Para entidades que não comprovarem o tempo de duração do mandato, será considerado o prazo máximo de um ano a contar da data da posse da atual gestão e uma cópia do comprovante de matrícula 2009/1 do(a) delegado(a) e suplente.
Faça o download da Ata e Regimento aqui em nosso blog.