30 maio 2009

UJS Vence Congresso da AMES-RIO

No dia 9, ocorreu o XX Congresso da Ames (Associação Municipal dos Estudantes Secundaristas do Rio de Janeiro), no Cetep República, dentro do CEI de Quintino. O movimento “Agora só falta você”, integrado pela UJS, elegeu a nova presidenta da entidade, Tainá – estudante do colégio Pedro II Tijuca.

Tainá é a nova presidente da Ames

O congresso teve a participação em sua plenária final de 45 escolas e 106 delegados credenciados, sendo que passaram pelo congresso cerca de 700 estudantes. Uma marca importante foi a participação de diversas forças políticas. Além da UJS, participaram também PDT, Mudança (PT), Construindo um Novo Brasil (PT), PSB, UJC e PSOL, sendo que os dois últimos não integrarão a nova direção da Ames-Rio

O congresso foi uma vitória para a Ames e para o movimento estudantil do Rio que sai forte e renovado para as batalhas que o movimento terá pela frente como meia-entrada, passe-livre, fim do vestibular, mais investimento para educação e eleição direta para diretor, bandeiras essas aprovados no congresso.

A diversidade na sua programação foi outro ponto importante, com oficina de Rap, grafite e teatro, contando também com o cinema do Movimento. No debate, a marca foram os grupos de discussão, sobre educação, cultura, opressões e movimento estudantil.A entidade completa, em 2009, 70 anos, tendo em sua história marcas importantes, como a fundação da UBES (União Brasileira dos estudantes Secundaristas) e sobrevivendo a ditadura militar, entre outras memoráveis lutas do movimento popular.

Nenhum comentário: